1.9.10

A luta operária por Elio Petri

Cine CCBEU apresenta: 

A Classe Operária Vai Ao Paraíso, de Elio Petri


A classe operária não chegou ao paraíso. Pelo menos não naquele início dos anos 70, época de revoluções proletárias pelo mundo. A experiência soviética, chinesa, cubana, oferecia uma fresta para os milhões de trabalhadores vitimados pelo capitalismo respirar. Hoje, podemos enxergar as injustiças e incoerências do socialismo praticado. Entretanto, em 1971, quando o italiano Elio Petri filma "A Classe Operária Vai Ao Paraíso", havia esperança.

Lulu, interpretado pelo delirante Gian Maria Volonté, é o trabalhador comum, que enxerga a sua vida sendo diariamente sugada por uma Máquina à qual ele é servil e sobre a qual não sabe rigorosamente nada. Jogado entre a alienação e o discurso, entre o consumismo e a fome, Lulu reage (sem saber direito como) pela fé de que um outro tempo se reserva para o Homem. Do outro lado de um muro que precisa ser derrubado.

Petri constrói esta história com uma câmera nervosa, urgente, que trabalha recolhendo o suor no rosto e o sangue nas mãos de seus personagens. Com a ajuda do compositor Ennio Morricone (um gigante!), o diretor transforma um drama de classe em uma epopéia revolucionária, trágica, barroca e absolutamente moderna.

Este é um filme eterno que trata de conflitos, ilusões e realidades estampadas nas ruas, fábricas e escolas de qualquer tempo, pois onde houver a falta de fé no potencial transformador da arte, onde houver injustiça e fome, "A Classe Operária Vai Ao Paraíso" precisa ser exibido e discutido.

Miguel Haoni (APJCC - 2010)

* * *

Espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema, o Cine CCBEU é uma parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e Cineclube Amazonas Douro. 

Ainda no mês de setembro, no dia 16, serão exibidos 3 curtas do Coletivo Resistência Marajoara ("A Festa da Cobra", "A Lenda da Cobra Grande" e "Quem cortou a língua da feiticeira que os donos do mundo temiam") com comentários de Isabela do Lago e Francisco Weyl (Cineclube Amazonas Douro).

No dia 23, haverá uma sessão especial em comemoração aos 55 anos do CCBEU, com exibição do filme "Juventude Transviada", de Nicholas Ray, comentado por Aerton Martins (APJCC).

Encerrando a programação de setembro, no dia 30, o Filme da Platéia será "O Profissional", de Luc Besson, comentado por Sávio Oliveira.
 
Sempre com entrada franca!


* * *

Serviço:

Cine CCBEU apresenta "A Classe Operária vai ao Paraíso", de Elio Petri

Dia 02 de setembro (quinta-feira) às 18h30
No Cine-teatro do CCBEU (Tv. Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC 

Contato: (91) 88131891

Nenhum comentário: