22.9.10

O rebelde sem causa James Dean no aniversário do CCBEU

Cine CCBEU - Sessão Especial - 55 anos de CCBEU

"Juventude Transviada", de Nicholas Ray

 
Sinopse:

Jim Stark (James Dean) é um bom rapaz, mas que acabou tomando rumo errado na vida sem motivo aparente - o que justifica o termo "rebelde sem causa" do título original. Seus pais sempre mudam-se de cidade para encobrir as besteiras que seu filho faz, porém Jim os confronta quando percebe que fez algo realmente sério desta vez. Em contraponto, acaba se apaixonando pela linda Judy (Natalie Wood), namorada do principal envolvido no caso errado de Jim.

Sobre o filme:

Nicholas Ray finca nos primeiros segundos de Juventude Transviada, 1955, sua cartela maldita e poética, em uma cena marcante; o jovem Jim Stark em uma sarjeta, cambaleando, enquanto os créditos aparecem. O ator que sustenta esse personagem desesperado e fraco - os ‘fantoches’ de Ray carregam essa fraqueza, são crianças desajustadas que só enxergam a solidão moral – teve uma curta passagem no cinema, o soberbo James Dean. O cineasta encontra em Dean dois extremos com os quais adora modular: selvageria e delicadeza. Não existem dúvidas quanto à força suprema que Dean exibe nas telas. Juventude Transviada foi o primeiro a mostrar a rebeldia adolescente. Ray expõe sua América em delinqüentes juvenis e tem em sua operação um aliado; o Cinemascope. Inventado para combater o poder da TV, o então novíssimo recurso alargava a tela lateralmente. Para alguns ele somente legitimaria enterros e cobras, para Ray o Scope serviu para dar brilho a seu grito sujo e seu mundo de cores vibrantes, espaços demarcados pela inquietude de seus protagonistas perdidos. Nicholas Ray foi tragado pelo alcoolismo e câncer, apreciava o cheiro despedaçado da alma, é um dos grandes artistas da sétima-arte. Juventude Transviada deixou cicatrizes e gerou diversos herdeiros, mas nenhum com a mesma sinceridade e intensidade. É um registro brutal e sublime da adolescência, realizado pelas mãos de um homem que soube entender seu tempo e sua arte.

Aerton Martins (APJCC -2010)


* * *

CINE CCBEU: espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema.

Numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), Cineclube Amazonas Douro e com o apoio da Rede Norte de Cineclubes, o Cine CCBEU funciona quinzenalmente às quintas-feiras, a partir das 18:30, e apresenta dia 23 de setembro, em sessão especial em comemoração aos 55 anos do CCBEU, o filme "Juventude Transviada" de Nicholas Ray, com comentários de Aerton Martins (APJCC).

Encerrando a programação de setembro, no dia 30 o Filme da Platéia será "O Profissional" de Luc Besson comentado por Sávio Oliveira. 

Sempre com entrada franca! 

* * *

Serviço: 

23 de setembro (quinta)
às 18:30
No Cine-teatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Rede Norte de Cineclubes 

Mais informações: 
Twitter da APJCC: http://twitter.com/apjccnews
Contatos: (91) 88131891

Nenhum comentário: