22.9.10

Ciclo Novos Orientes apresenta Princesa Mononoke, grande perola de Hayao Miyazaki


*“Uma princesa entre os lobos , um mergulho nos princípios da natureza”

Sinopse:

Ashitaka é o jovem guerreiro do clã Emishi que é amaldiçoado ao defender a sua aldeia de um demônio criado pela violência humana. Assim, viaja até a região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate. O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta. Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece a Princesa Mononoke (san), criada por lobos e trava ferozes brigas para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Ashitaka coloca-se entre San e Lady Eboshi, a líder do clã Tatara, procurando um meio de terminar a guerra.


Sobre o filme
Em um épico sobre a tumultuosa relação do homem com a natureza, Miyazaki mostra como a animação tradicional japonesa, ao usar temas tão recorrentes como amor e ecologia, pode resultar em uma obra tão surpreendente. Com sua estética de sonho, ele pinta uma era de deuses ferais que, incapazes de defender a floresta da pólvora do homem, são consumidos por ódio e a vingança. Uma era onde o homem também perece entre guerras e pragas naturais, escolhendo domar a natureza para sobreviver. Sem maniqueísmos, Miyazaki combina política e fantasia, príncipes e deuses, em uma guerra que não distingue lados, uma guerra onde sangue e lágrimas são os espólios, uma guerra como todas as outras.

 

Lionay Dias


* * *

Serviço:


Cine Argonautas & APJCC apresentam: “Princesa Mononoke”, de Hayao Miyazaki

Data: 29 de setembro (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Sala de Exibição do Restaurante Popular de Ananindeua (Cidade Nova VI, WE 72 com sn 22 - em frente a praça Dom Vincente Zico)
Entrada franca

Realização: APJCC e Cine Argonautas

Parceria: SEMMA, Cine CCBEU, Ponto de Cultura Ananin e Rede Norte de Cineclubes (RNC)
Comentários: Lionay Dias, Samir Raoni e Thiago Oliveira


Nenhum comentário: