Ações encerradas

Cine Uepa 
O Cine UEPa, que funcionava todas as sextas-feiras com o mínimo de apoio institucional, promoveu debates sobre a formação do olhar para o audiovisual artístico através de grandes obras do cinema clássico e contemporâneo. Da nouvelle vague francesa à obra do contemporâneo chinês Wong Kar-wai, de um formato de ciclos a sessões para convidados, o projeto proporcionou, fundamentalmente, uma reflexão aprofundada sobre as dimensões da prática cineclubista. O Cine UEPa também levou o cineclubismo (e suas discussões) para eventos importantes, como: o XXIX ENEL (Encontro Nacional dos Estudantes de Letras), o “Projeto diálogo de Fotografia e Cinema”, em parceria com a  Associação Fotoativa, numa realização Eduepa (Editora da UEPa) e o II Simpósio de Letras.    O projeto esteve ativo de agosto de 2007 a novembro de 2008. Mais informações aqui.

Cinema na Casa
Com a parceria da Fundação Curro Velho, propôs a releitura crítica do cinema hollywoodiano na cidade e – devido ao apoio – ofereceu regularmente ao público ensaios críticos que aprofundavam a reflexão acerca das obras exibidas. Funcionando todas as terças-feiras, o projeto também homenageou o imortal diretor sueco Ingmar Bergman e deu oportunidade ao público de conhecer as obras-primas do grande cineasta de horror, até então inédito na cidade, Mario Bava. Mais informações aqui. 

Cine EGPA
Cineclube organizado na Escola de Governo do Pará, ofereceu uma programação de qualidade, promovendo ciclos temáticos como: “Cinema e Literatura” e a importante “Mostra Andrei Tarkovski”, expoente do cinema soviético
Mais informações aqui.

Cineclube da Aliança Francesa
Quem estuda ou se interessa por cinema sabe que nenhuma nação fala de uma arte como os franceses da sétima. A Aliança Francesa - é do conhecimento de todos - tem, entre outros objetivos, o de apresentar a cultura francesa ao mundo; a APJCC, a difusão de uma cultura cinematográfica universal e a formação de um público crítico. Juntando desejos afins, a aliança (ou a associação) foi feita.
O “ciné-club” (termo e atividade criados na França) é, simplificando, um clube para aqueles que amam ou querem amar o cinema. Sendo assim, a atividade propôs uma programação baseada num tema mensal, que dizesse respeito à França e ao cinema. Com entrada franca, o projeto acontecia todas as quartas-feiras.

Cine CASA
Com a parceria do Centro de Articulação Social e Apoio (CASA) da Juventude, o Cine CASA tem curadoria coletiva dos integrantes da APJCC. As sessões, iniciadas em 11/09/2010, acontecem aos sábados, a partir das 18h30, na própria instituição. Na programação, grandes obras da cinematografia mundial, passando pelos vários continentes e pelo cinema de animação. Sempre com entrada franca!

INOVACINE-FAPESPA/ INOVACINE-IPHAN
Com programação norteada em três linhas: cinema brasileiro, cinema documental e cinema local, o INOVACINE é fruto de parceria entre a APJCC e o Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará.
Na sua primeira fase, durante o segundo semestre de 2009, o projeto consistiu em sete sessões realizadas no espaço cultural Ná Figueredo.
A segunda fase (itinerância) foi de fevereiro a junho de 2010, levando as ações cineclubistas aos Infocentros do programa NavegaPará em Belém e cidades do interior do Estado  (Santarém, Ananideua, Marabá, Altamira).
Além das sessões, o INOVACINE ofereceu uma oficina de formação cineclubista, na qual foram abordados aspectos históricos e teóricos da arte cinematográfica, com o objetivo de formar pessoas numa leitura mais conceitual dos elementos estéticos dos quais o cinema é constituído. Pretendeu-se, com isso, preparar novos dinamizadores de sessões cineclubistas que pudessem dar continuidade ao trabalho em cada um dos municípios visitados.
Em sua terceira fase, o cineclube teve a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizando sessões, no prédio sede do Instituto, em Belém, todas as quartas-feiras às 18h30.


TV Clube
Atacada como o veículo das massas, responsável pela idiotização da audiência e destruidora da essência artística, a TV indiscutivelmente teve sucesso em sua proposta primeira: levar o que quer que fosse que ela apresentava para a sala e os quartos das pessoas ao redor do mundo. Esse potencial de conectividade (sem sombra de dúvida, ligado ao poder aquisitivo dos gigantes da comunicação) fez da TV uma presença incontornável nos lares humanos. Mas o que é feito dessa capacidade de atingir um número vertiginoso de pessoas em escala global? Ou melhor, o que pode ser feito dessa capacidade? Essa é a discussão que impulsionou a criação do TV Clube. Em parceria com a Livraria Saraiva, grandes obras realizadas para a TV são exibidas e discutidas quinzenalmente aos domingos.

Nenhum comentário: