22.9.10

APJCC realiza Ciclo de exibição de obras do Cinema Oriental


Ananindeua ganha primeira sala para exibição de grandes obras que marcaram a história do cinema, sempre com entrada franca!
 
De olhos bem abertos em quem tem os olhos meio fechados, a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), em parceria com o Cine Argonautas, promove um ciclo de exibições com pérolas do cinema oriental. Essa ação inaugura uma jornada da Associação em prol da criação de um olhar mais atento à fantástica produção audiovisual do Oriente.

O Brasil é o país com maior número de japoneses, salvo o próprio Japão. Na Amazônia, muitos imigrantes, desde o Ciclo da Borracha, vieram para o Pará e passaram a fazer parte da realidade sociocultural desta terra – brasileiros, filhos de gente que veio do outro lado do mundo e que se adaptou harmoniosamente à nossa cultura.

Já que poucos de nós vamos poder ir até lá fazer o mesmo, a APJCC propõe que façamos esse contato através da arte, através dos mestres orientais que nos emprestaram seus olhos pelas lentes do cinema. O Ciclo Novos Orientes vai exibir cinco obras, entre eles dois longas da primorosa animação japonesa que merece toda a sensibilidade de quem reconhece a verdadeira arte quando ela se apresenta. Enquanto alguns críticos discutem se esta pode ser considerada Arte como o cinema, alguns gênios como Miyazaki mostram que ela pode ser até mais.

(Lionay Dias, Samir Raoni e Thiago Oliveira)

Programação

29/09 - Princesa Mononoke, de Hayao Miyazaki
06/10 - RAN, de Akira Kurosawa
13/10 - Dragão Chinês, de Lo Wei
20/10 - Sede de Sangue, de Chan-wook Park
27/10 - Túmulo dos Vagalumes, de Isao Takahata

Serviço:

Ciclo Novos Orientes
Data: 29 de setembro, 06, 13, 20 e 27 de outubro (quarta-feira)
Local: Sala de Exibição do Restaurante Popular de Ananindeua – Cidade Nova VI, WE 72 com Sn 22, em frente à Praça Dom Vicente Zico
Horário: 18h30


Confira a sessão Princesa Mononoke (aqui)

6 comentários:

JACK BABY disse...

NÃO SEI SE JÁ TINHO COMENTADO ISTO AQUI!!!

QUERO PARABENIZAR AS PESSOAS ENVOLVIDAS COMO O PROJETO TÃO LINDO QUE É DE AMPLIAR O CINEMA NA VIDA DA SOCIEDADE PARAENSE !!
ISTO É MUITO ENRIQUECEDOR!!!

Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema disse...

compareça !
obrigado


Lionay Dias

thiago disse...

Miyazaki, a cidade nova e nos agradecemos.

Pablo de Sá disse...

Sabem informar se o UFPA - cidade nova 6 passa por perto do local da exibição ?
Estou interessado em ir, mas nao sei aonde fica exatamente, e como vou sair direto da UFPA fica mais pratico pegar esse busão logo THX

Anônimo disse...

Passa sim , pergunta pro motorista do UFPA onde fica o restaurante popular , todos sabem , é la !

Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema disse...

É hoje, aguardamos todos lá!

Samir Raoni