1.5.10

No Guamá: Nova etapa do Inovacine ganha parceria da UFPA e do CEPEPO

Matéria publicada em: 03/05/2010

No Guamá: Nova etapa do Inovacine ganha parceria da UFPA e do CEPEPO

Em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Popular - CEPEPO e a Universidade Federal do Pará - UFPA, a nova etapa itinerante do projeto cineclubista da Fapespa, o Inovacine, acontecerá em Belém, no bairro do Guamá, a partir da próxima quinta-feira, 05 e se estende até dia 07 de maio.

O espaço, que seria o auditório da reitoria da UFPA, mudou. Toda a programação será realizada no Espaço Cultural da ONG Nossa Biblioteca, que fica próximo às duas instituições parceiras e que é uma das entidades beneficiadas, no Pará, pelo Cine Mais Cultura.

No início de abril, em uma parceria da Nossa Biblioteca com a UFPA e o CEPEPO, que atua no bairro há mais de 30 anos, começou a ser implantado o Cine Guamá, que provocará, através do cinema, a integração da Universidade com os movimentos sociais, gerando benefícios para os moradores do bairro, que possui uma população com cerca de 200 mil moradores.

O Inovacine chega para somar ao projeto e realizará uma oficina de Formação Cineclubista e sessões de cinema seguidas de diálogos sobre os filmes projetados. “Nossa intenção é formar pessoas que dêem seguimento a estes tipos de ações no cinema que está sendo fundando”, diz Francisco Weyl, um dos coordenadores do projeto.

Estão na programação intitulada “Invasão Beto Brant”, os longas do cineasta paulista: “O Invasor” , de 2001, “Crime delicado”, de 2005, e “Cão sem dono, de 2007 (Na foto que ilustra esta matéria, uma das cenas do filme)”.

Beto Brant é formado pela FAAP. Em 1987 começou fazendo vídeos-clipe para os Titãs e curtas-metragens, que foram premiados, e lhe deram reconhecimento. Desde então, ele saiu do underground e se projetou internacionalmente.

A itinerância do Inovacine neste primeiro semestre acontece até o final de maio. A programação já esteve Bragança, chega agora a Belém e ainda será levada a Altamira e Marabá.

“Invasão Beto Brant”

  • Período: 5, 6 e 7 de maio

  • Horário: 14h às 18h

  • Carga horária da Oficina: 12 horas

  • Número de participantes: 20 alunos

  • Púbico-Alvo: interessados em desenvolver práticas cineclubistas e a comunidade em geral


Filmes

  • 05 de maio: “O Invasor” (Beto Brant)

  • 06 de maio: “Crime delicado” (Beto Brant)

  • 07 de maio: “Cão sem dono” (Beto Brant e Renato Ciasca)


Serviço

“Invasão Beto Brant” na UFPA. Oficina de Formação Cineclubista e sessões de exibição, de 14h às 18h. No Espaço Cultural da ONG Nossa Biblioteca – Passagem 25 de junho entre Barão de Igarapé Miri e 3 de outubro - Guamá. Inscrições:: lucianebessa@gmail.com, lucianebessa@yahoo.com.br.

Fonte: Ascom - Fapespa

Nenhum comentário: