19.5.10

Inovacine consolida parceria com programa do Ministério da Cultura

da Redação
Agência Pará

(http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=63183)



Resultado da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e a Associação de Jovens Críticos do Pará (APJCC), o projeto Inovacine firma parceria com o programa Cine + Cultura, programa desenvolvido pelo Ministério da Cultura. Nesta segunda-feira (17), o projeto foi apresentado em oficina, promovida pelo Ministério e pela Secretaria de Cultura (Secult), para 35 pontos de cultura qualificados pelo Cine + Cultura.

Com o desenvolvimento de práticas cineclubistas, por meio de oficinas e sessões de cinema, o Inovacine facilita a criação de uma nova cultura visual e fortalece a interação entre movimentos sociais, comunidade, instituições públicas, pontos de cultura e infocentros do programa NavegaPará, em Belém e no interior.

Criado em setembro do ano passado, o Inovacine formou 68 pessoas em cinco oficinas de cineclubismo, e realizou 28 sessões de cinema, com a projeção de 17 filmes paraenses, 14 filmes nacionais e oito filmes estrangeiros. Também promoveu a estreia de um filme paraense ("O filho de Xangô", de Márcio Barradas) e três mostras de cinema (Glauber Rocha - itinerância, O negro no cinema, de Nelson Pereira dos Santos, e Invasão Beto Brant).

As ações do projeto já chegaram aos municípios de Santarém (Pontão de Cultura Digital do Tapajós); de Soure (Ponto de Cultura Cruzeirinho); de Bragança (Rádio Educadora de Bragança) e Belém - Espaço Cultural Ná Figueredom, Escola República de Portugal, Escola de Samba Deixa Falar, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Popular (Cepepo) e Espaço Cultural Nossa Biblioteca.

O projeto segue para os municípios de Marabá, no período de 24 a 28 de maio, e Altamira, de 21 a 25 de junho.

FONTE: Ascom/Fapespa

Nenhum comentário: