20.5.10

1 ano de CINE CCBEU!

O Cine CCBEU comemora 1 ano de atividades nesta quinta-feira, dia 20, e promove uma grande homenagem ao seu público.
O evento começa às 18:30 com a exibição do filme O fundo do coração de Francis Ford Coppola - realizador eleito pelo público na enquete "Qual diretor você gostaria de (re)ver no aniversário de 1 ano do Cine CCBEU?". Segundo Miguel Haoni coordenador do projeto, "esta foi a primeira oportunidade para o público afetar diretamente na programação do cineclube, política esta que vai pautar a curadoria deste 2° ano". Acreditando na agregação maior de seu público, a coordenação do cine aproveita o evento para lançar uma sessão mensal na qual os frequentadores elegem e dão o tratamento para o filme escolhido.
Mas a celebração não pára por aí! Após a exibição - e o tradicional debate - o público partiucipará de um quiz sobre conhecimentos cinematográficos no qual concorrerão a três livros e 30 camisas do Cine CCBEU. "O plano aqui não é instigar o espírito competitivo, mas sim presentear os participantes nessa dinâmica da brincadeira", afirma Haoni.
A atividade culminará num pequeno coquetel na galeria do CCBEU.
O cineclube celebra seu 1° ano de existência tendo como meta o maior entrosamento entre a organização e os frequentadores. Segundo a coordenação do evento, grande parte do sucesso da atividade - que se configura hoje como um dos pontos de exibição mais importantes do Estado - deu-se em função da assimilação massiva doi público à proposta do cine. "O descaso do público foi responsável pelo fechamento dos cinemas de rua no Brasil inteiro. É responsabilidade dos cineclubes, através do contato humano e democrático, reacender o interesse das platéias pelo ritual sagrado da fruição coletiva de filmes. É assim que se constrói uma comunidade cinéfila", conclui Haoni.



Sobre O Fundo do Coração:
O cinema é a música da luz. Inspirado neste princípio, Francis Ford Coppola constrói, em 1982 nos estúdios da Zoetrope, a sua obra-prima ultra-barroca, O fundo do coração.
A trama é um apanhado de clichês - cuja vitalidade é incontornável - sobre os altos e baixos das relações amorosas. Entretanto, como em qualquer grande filme, a trama serve apenas como base para uma arquitetura audio-visual rigorosa e fulgurante.
O conflito afetivo de Frannie e Hank desliza num cenário de cores, música e planos-sequência. Numa homenagem aos musicais de Vincente Minelli e às super-produções de Cecil B. DeMille, Coppola radicaliza o seu projeto de fabulação artificiosa e coloca cada elemento da produção à favor de sua estética onírica.
O Fundo do Coração é o cinema na essência, pois aposta exclusivamente na força das imagens e em suas funções dramático-expressivas. O carinho que o diretor imprime em cada plano, nos envolve como uma nova paixão. Nova paixão pelos velhos amopres.

Miguel Haoni
(APJCC - 2010)

Serviço:
20 de maio (quinta-feira)
às 18:30
no Cineteatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: CCBEU
Parceria: APJCC
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:


Nenhum comentário: