20.5.10

INOVACINE em Marabá: cinema paraense em videoconferência‏



O projeto INOVACINE destacou-se em importantes momentos na semana que passou. Os ii DIÁ-logos Cineclubistas foram um sucesso absoluto, e a Jornada Paraense de Cineclubes já é uma realidade próxima, bem como a formação da Federação Paraense de Cineclubistas.

Apesar da agitação política cineclubista em Belém, a itinerância não pode parar. Marabá, com o apoio do GAM (Galpão das Artes de Marabá) e da Casa de Cultura será a próxima cidade que vai receber a Oficina de Formação Cineclubista e a mostra de filmes que lhe acompanha.

“O dragão da maldade contra o santo guerreiro” dá prosseguimento a Mostra “Glauber Rocha – itinerância”, que consiste na exibição, sempre na estréia da oficina, de um filme do grande cineasta produzido no Brasil. Mateus Moura, da APJCC, afirma que os filmes do Glauber representam um cartão de visitas ideológico e estético. Apresentando o melhor cinema do mundo – aquele feito de poesia de imagem e som – ele diz que, dessa forma, o projeto discute a arte, sem concessão alguma.

“O Glauber enquanto figura política também é uma apresentação da nossa postura enquanto crentes da revolução existencial através da violência do amor - via estética. Não acreditamos na demagogia ou no paternalismo. A intenção é criar um espaço onde discutamos juntos, sem hierarquia, sabedorias e sensibilidades. A pegada é dura, e a intenção é que todos se apaixonem pelo cinema através da sedução mais elementar do fascínio estético e que solidifiquem a consciência da importância da propagação desse espaço educacional social e fraterno que é o cineclube”, afirma.

Miguel Haoni, o outro ministrante das oficinas, diz que não acredita nas amarras geográficas. Para ele, o mundo artístico ultrapassa qualquer barreira. Haoni e Moura são os criadores da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), que em parceria com a FAPESPA, na figura de Francisco Weyl, cineclubista e cineasta, coordenador do projeto, realizam o INOVACINE desde agosto de 2009.

A observação de Haoni é referente à curadoria da programação de filmes da mostra que acompanha a oficina, em Marabá. Ela começará com o moderno nordestern de Glauber Rocha, passará pelas mãos do mestre japonês Kenji Mizoguchi, o martelo do revolucionário Sergei Eisenstein, o classicismo do digital Michael Mann e a sensibilidade do cineasta Evandro Medeiros, de Marabá.

Francisco Weyl, entusiasmado com os resultados, recebe propostas de todos os cantos todas as horas. A agenda cada vez mais abarrotada do INOVACINE não é sinal senão de sucesso e reconhecimento. “E já cumprimos mais metas do que nos propomos no início, o que não nos alivia, queremos atender todas as demandas possíveis e da melhor forma. Essa procura só reforça essa demanda que existia, e esse poder do cinema de encantar quem for por onde passa”, diz.

Tal qual ocorreu em Santarém, ocorrerá uma VIDEOCONFERÊNCIA, através do programa NAVEGAPARÁ, tendo como tema o cinema paraense, que contará com a presença do cineasta Evandro Medeiros. Portanto, no dia 28 de maio, às 18hs, o mundo todo vai poder estar ligado em Marabá e poder participar através de chat interativo, de um diálogo sobre o novo cinema paraense. Quando retornar de Marabá, o INOVACINE, no dia 04 de junho, realiza uma sessão no Ver-o-Peso, em parceria com o IPHAN, do filme “Ver-o-Peso” de Gavin Andrews.

SERVIÇO – Oficina de formação, videoconferência e sessões cineclubistas. Marabá. De 24 a 28 de maio. Na Casa de Cultura (manhã). E no Galpão das Artes de Marabá (noite). Entrada franca. Contatos: jaironbg@yahoo.com.br / gampontodecultura@gmail.com.

© FONTE: Ascom / Fapespa

Nenhum comentário: