28.5.10

Cinema e o cineclubismo conectam Marabá ao mundo‏

Matéria publicada em: 28/05/2010



Entre às 18H. e às 19H. de hoje, sexta, 28 de maio, quem acessar o hot site www.webtv.pa.gov.br poderá participar de um diálogo sobre cinema e cineclubismo (online) realizado pelo projeto INOVACINE, com o apoio da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e do Programa NavegaPará. As perguntas dos internautas serão medidas pela assessoria de comunicação da Fapespa e repassadas aos debatedores.

Depois do diálogo (online), haverá a exibição (e debate) de “Inimigos públicos” (filme de Michael Mann), filme que fecha uma série de cinco sessões de cinema complementares à oficina de formação cineclubista desenvolvida ao longo desta semana (entre os dias 24 e 28 de maio). Cerca de 20 pessoas estão participando da oficina, entre as quais 4 cidadãos da etnia xikrin.

A transmissão (e a sessão) acontece(m) no Infocentro do Pontão de Cultura do Galpão das Artes de Marabá (Gam), com a participação do artista plástico Antônio Botelho. Mateus Moura e Miguel Haoni (da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, APJCC, entidade parceira da Fapespa na gestão do INOVACINE) também participam do diálogo, mediado por Francisco Weyl, coordenador do projeto.

Esta é terceira transmissão online do INOVACINE. As duas anteriores aconteceram (em fevereiro) a partir do Infocentro do Pontão de Cultura Digital do Tapajós (Santarém).  O coordenador do INOVACINE diz que as transmissões tem tido uma recepção razoável do público que acompanha o projeto.

“Estes diálogos virtuais interativos promovem a inclusão e a democratização do audiovisual, aprofundam o debate necessário sobre linguagens, estéticas e poéticas audiovisuais, e ainda potencializam e dinamizam os infocentros como espaços de agitação, produção e intervenção cultural”, afirma.

INDICADORES – Cerca de 90 pessoas foram formadas pelo projeto entre setembro de 2009 (quando começou a fazer sessões cineclubistas no espaço cultural Ná Figueredo, em Belém) e maio de 2010 (ou seja: já na sua fase itinerante). Nesse período, O INOVACINE realizou 6 oficinas de cineclubismo, 33 sessões de cinema (18 filmes paraenses, 16 nacionais e 11 estrangeiros) e 3 mostras de cinema (Glauber Rocha – itinerância / O negro no cinema de Nelson Pereira dos Santos / Invasão Beto Brant).

Weyl também destaca a parceria com o Cine+Cultura (Minc/Secult), com o IPHAN, e com parceiros locais como a Fundação Educadora de Bragança, Fundação Casa de Cultura de Marabá, além dos pontos de cultura e dos infocentros do NavegaPará. Ele diz que o crescimento do projeto deve-se á seriedade e á paixão com o qual o mesmo é conduzido.

“O INOVACINE se destaca na cena cineclubista porque ele fortalece as ações existentes, estimula o surgimento de novos projetos, afirma a bandeira da inclusão social, digital, cultural e audiovisual”, afirma o coordenador do projeto, que neste momento compõe a comissão organizadora da Jornada Paraense de Cineclubes, que vai fundar a Federação do setor, em julho de 2010.

SERVIÇO – Diálogo online sobre cinema. No link www.webtv.pa.gov.br. Entre 18H. e 19H. Realização: Governo do Pará (Sedect/Fapespa/Prodepa). Programa NavegaPará/Projeto INOVACINE. Parceria: Galpão das Artes de Marabá/Fundação Casa de Cultura de Marabá.

©

FONTE: Ascom/Fapespa

Nenhum comentário: