17.8.10

Pequena Mostra do Essencial Desconhecido traz obras raras do cinema

Sabemos que um dos papéis que o cineclubista deve assumir perante a sociedade é o de trazer à luz obras raras. Se nem os circuitos comercial e alternativo, nem as locadoras disponibilizam certo material que é essencial ao público que deseja conhecer realmente o cinema, é responsabilidade do cineclubista iluminar tais trevas.

Esta Pequena Mostra do Essencial Desconhecido começa com o clássico noir “Anjo do Mal”, do 'contrabandista' Samuel Fuller; segue com o vanguardista “Limite”, do brasileiro Mário Peixoto; continua com o onírico “Lisa e o Diabo" do maestro italiano Mario Bava; vai ao oriente com o mestre contemporâneo Hou Hsiao-Hsien e sua homenagem a Yasujiro Ozu com “Café Lumiére”; e finaliza, como sempre, com uma sessão paraense de curtas, o documentário de denúncia “Dezinho”, de Evandro Medeiros e a ficção fantástica “Matinta Perera”, de Jorge Vidal. 

* * *

A mostra acontece no âmbito da Oficina de Formação Cineclubista que o projeto INOVACINE ministra em Belém, de 23 a 27 de agosto, das 9h às 12h (saiba como se inscrever aqui). Apesar de complementar as aulas, as sessões são abertas ao público em geral, sem necessidade de estar inscrito na oficina. Elas acontecem de 14h às 17h, no Cine Líbero Luxardo, do Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650). A entrada é franca. 

PROGRAMAÇÃO

23 de agosto: Anjo do Mal, de Samuel Fuller

24 de agosto: Limite, de Mário Peixoto
        
25 de agosto: Lisa e o Diabo, de Mario Bava

26 de agosto: Café Lumière, de
Hou Hsiao-Hsien

27 de agosto: Curtas paraenses -
"Dezinho", de Evandro Medeiros e
"Matinta Perera", de Jorge Vidal

Nenhum comentário: