10.8.10

APJCC realiza sessão em homenagem a Harvey Pekar

APJCC e Biblioteca Pública Arthur Vianna orgulhosamente apresentam "Anti-Herói Americano", de Shari Springer Berman e Robert Pulccini - Homenagem a Harvey Pekar
 
Queria escrever alguma coisa legal sobre o Pekar mas já estou há 2 semanas na frente da folha em branco e nada sai. Simplesmente não sai! Tudo o que eu consigo pensar é na reafirmação dos clichês: "O gênio do quadrinho underground, jogou luz sobre a miséria das pequenas cidades americanas que minguam à sombra das mega-corporações, e extraiu a poesia dos homens e mulheres que enfretam a solidão nos trabalhos medíocres e nas medíocres filas de supermercado...blá, blá, blá". Tudo isto já foi dito e repetido um milhão de vezes mas é só até onde a minha preguiça me permite chegar. Enquanto isso, a Dona  Ruth do CENTUR espera; e os caras da APJCC esperam e a maioria das pessoas não fazem a mínima idéia de que vamos exibir a cinebiografia de Harvey Pekar ou mesmo quem é esse Harvey Pekar!


 
Nada faz muito sentido. Mas o que faz sentido nesta terra... Meu Deus, Harvey Pekar morreu! Esse cara foi um grande parceiro no fim da minha adolescência (há 6 meses atrás!) quando eu comecei a perceber que a vida na minha cidade não teria grandes aventuras, explosões ou super-heróis. Quando eu ouvi de um velho Alex Pinheiro que a solidão era o estado natural do homem...
Harvey dizia que às vezes se sentia tão sozinho que, na cama, tinha a impressão de que um corpo estava ao seu lado, como um amputado sente a presença do membro perdido. Harvey Pekar se foi, mas sua presença vai nos acompanhar por um bom tempo, pelo menos enquanto a vida for diferente da propaganda.



 
Sexta-feira, vamos exibir "Anti-Herói Americano" na Gibiteca do CENTUR. Tomara que esteja escuro o suficiente. Mas o trabalho precisa seguir e outras segundas-feiras nos esperam.

Miguel Haoni (APJCC - 2010)
 

Serviço:
 
dia 13/08 (sexta) às 16h00
na Gibiteca do CENTUR (Biblioteca Pública Arthur Vianna) - Av.Gentil Bittencourt, N°650
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e Biblioteca Pública Arthur Vianna
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e CCBEU

Nenhum comentário: