8.7.08

Projeto debate fotografia e cinema na Ed. da UEPa

Projeto debate fotografia e cinema na Editora da Uepa



Parceria entre Editora da Uepa, Associação Fotoativa e CineUepa promove exibição do filme paraense "Feito Poeira ao Vento" e do filme francês "La Jetée" nesta quarta-feira, dia 09

A relação entre a fotografia e o cinema em filmes clássicos e na produção contemporânea estará em debate nesta quarta-feira, dia 09, a partir das 19h na Editora da UEPA (Eduepa) no projeto Diálogos de Fotografia e Cinema. O projeto é uma parceria entre a Editora da UEPA, Associação Fotoativa e CineUepa, com objetivo de criar grupos de diálogos sobre imagem, abrindo espaço para o debate tanto da produção local contemporânea quanto das produções já consagradas em fotografia e cinema.
Nesta primeira mostra serão apresentados para debate os filmes: "Feito Poeira ao Vento", de 2006, do fotógrafo paraense Dirceu Maués e "La Jetée", de 1962, do cineasta e fotógrafo francês Chris Marker.
Depois da exibição, integrantes do CineUEPA mediarão as discussões sobre a estética fotográfica aliada ao cinema, com a participação do fotógrafo Dirceu Maués. O projeto Diálogos de Fotografia futuramente promoverá debates associando fotografia e outras produções culturais, como dramaturgia, dança e música.
Eduepa – A programação Diálogos de Fotografia na Editora da UEPA faz parte de uma série de ações que a Editora realizará ao longo deste ano abrindo seu espaço para encontros e ações culturais, como oficinas, palestras e projetos educativos de estímulo à leitura e produção textual. Um dos objetivos da Editora da UEPA é não se restringir à publicação de livros acadêmicos da Universidade, mas também receber e divulgar os trabalhos dos profissionais que produzem cultura dentro e fora do Estado.



Serviço:
O projeto Diálogos de Fotografia e Cinema na Editora da UEPA acontece nesta quarta-feira, dia 09, na Editora da UEPA, que fica na Dom Pedro I, 519, entre as avenidas Senador Lemos e Municipalidade, no Umarizal, a partir 19h.




La Jetée. Chris Marker. 1962. Photo-roman. p/b.



 


Chris Marker, cineasta francês, num formato de foto-romance (seqüência de fotos inanimadas), realiza La Jetée em 1962. Conta-se uma belíssima história: a de um homem marcado por uma imagem de infância numa plataforma. Num espaço/tempo fictícios (uma Terra devastada depois da terceira guerra mundial), Marker discute espaço e tempo, amor e vida - na realidade do seu imaginário. A memória, a matéria, a busca do tempo perdido, a imagem, o movimento, o cinema... temas caros aos franceses são revistos nessa grande obra experimental. O cuidado com a montagem, a música, e a incrível sensação de que cada foto é perfeita fazem desta obra uma experiência única. Grandes reflexões são feitas. Poderosos sentimentos são expressados. O cinema, a fotografia, a imagem, a arte da imagem, o espaço e o tempo... a eternidade.

Mateus Moura.

Nenhum comentário: