13.10.10

Pulp Fiction no Cine CCBEU

Cine CCBEU apresenta: 

"Pulp Fiction", de Quentin Tarantino



Sinopse:

 
Dois assassinos profissionais devem fazer cobrança para um gângster; um deles forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, boxeador se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.


 

Sobre o filme:

 
O cínico Alfred Hitchcock gostava de dizer que determinados cineastas filmavam "fatias de vida". Ele preferia filmar fatias de bolo. Para o inglês, o filme era como um banquete: cada cena deveria ser concebida com sensibilidade e precisão para ser saboreada em todas as suas camadas por paladares exigentes (especialmente o seu próprio).

 
No outro corner como resposta à politique des auteurs o mestre Andre Bazin concebia o filme como uma magnífica maionese em que o resultado satisfatório teria mais a ver com a harmonia dos ingredientes do que com a genialidade do mestre-cuca.

 
Entre a maionese e o bolo, Tarantino nos serve o seu Pulp Fiction. O "Le Big Mac" do cinema americano dos anos 90. Se por um lado o filme representa o ápice do cinema indie, da geração Sundance e do pós-modernismo cinematográfico (não que essas coisas valham alguma coisa, apesar do que dizem), por outro é o reencontro com o badass cinema, a cultura exploitation e aquilo que Ronaldo Passarinho chama de "cinema de novo" (essas coisas sim valem muita coisa, apesar do que dizem!).

 
A Verdadeira Maionese tem um roteiro revolucionário, grandes performances de Samuel L. Jackson e John Travolta, uma trilha surf-country-rock-primitivo-americano inesquecível e uma fotografia incendiária.A cereja do bolo entretanto é a maneira refinada como cada capítulo é desenvolvido e servido: Tarantino manipula as expectativas do público como um jovem mestre do suspense e joga com o destino de seus personagens como se fosse um Deus em sua própria cozinha. Pulp Fiction é o filme sobre a intervenção divina na construção cinematográfica. É um filme sobre a vida e seus limites. É um filme sobre os milagres da cultura de massa. E sobre como amamos muito tudo isso!

Miguel Haoni (APJCC - 2010)



CINE CCBEU: 

Espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema.
Numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), Cineclube Amazonas Douro e com o apoio da Rede Norte de Cineclubes, o Cine CCBEU funciona toda quinta, às 18:30, e apresenta dia 14 de outubro o filme  "Pulp Fiction" (excepcionalmente no Auditório) dando sequencia ao ciclo "Quentin Tarantino Badass Muthaghf*ckr" que conta com a curadoria de Max Andreone (APJCC).

 
Ainda em outubro será exibido o filme  "Jackie Brown" (dia 21) e o Tarantino Bônus com fragmentos do filme "O Aniversário de meu Melhor Amigo", o episódio da série "Plantão Médico" dirigido pelo cineasta e o capítulo "O Homem de Hollywood" do filme "O Grande Hotel" (dia 28).
Sempre com entrada franca!


Serviço:

 
14 de outubro (quinta)
às 18:30
Excepcionalmente no audirório do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Rede Norte de Cineclubes

Mais informações:
Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=87934260
Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7373604956082760866
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC: http://twitter.com/apjccnews
Contato: 88131891

Nenhum comentário: