5.10.10

"Fabricando Tom Zé" na tela do INOVACINE

Inovacine/IPHAN apresenta

"Fabricando Tom Zé", de Décio Matos Jr.





Quando o jovem produtor e diretor, Décio Matos Júnior resolve fazer um documentário sobre a vida e a obra de Tom Zé acompanhando sua turnê pela Europa em 2005, ele, mais ou menos consciente, erige uma declaração de amor à Arte. Através da Arte, o que é muito melhor!
A relação orgânica do documentarista-criador com o fenômeno que pretende registrar na sua hora e meia de filme, transcende a pretensão média sub-jornalística do gênero e fabrica uma outra História do Brasil: a do homem velho, sábio, simples, baiano que tem seus altos e baixos e nunca foi totalmente assimilado pelos seus pares.
A sensibilidade do registro e a visceralidade do registrado dão ao documentário brasileiro um dos seus instantes máximos de catarse. A ampla aceitação popular do filme no país é a prova disso. É a mea-culpa de um Brasil que nunca deu a atenção devida a este grande artista em particular e a outros grandes artistas em geral.
Aqui cabe talvez um parêntese pessoalíssimo: mesmo a América sendo a terra do cinema, a crítica americana nunca conseguiu assimilar dignamente artistas como Chaplin, Hitchcock e os diretores de Western. Gente que devotou a sua vida a dar ao cinema americano aquilo que ele tem de mais vital e criativo eram tratados como "mercadoria" dentro da politicagem hollywoodiana. Observar Orson Welles, autor do melhor filme de todos os tempos, ter que, no final da vida, pedir "pelo-amor-de-deus" à burrocracia cinematografica mundial para conseguir realizar seus filmes é ABSOLUTAMENTE REVOLTANTE! Num mundo em que o artista é a escória e o farsante é coroado não podemos jamais ser condescendentes com os "Avatares" da vida. Num país em que Glauber Rocha é um quase-total desconhecido e Ozualdo Candeias nem tem mais o quase, não dá pra continuar rindo das graças de Guel Arraes! E isso falando só de cinema! A Humanidade já sabe que a arte é importante mas continua jogando pro Artista o osso duro do esquecimento enquanto que os agentes da mediocridade abundam confortavelmente à mesa da cultura.
Voltando ao Tom Zé, ele é tudo e mais que isso e o filme de Décio Matos Júnior nos põe em conflito direto com este grande sujeito.
O Inovacine orgulhosamente apresenta "Fabricando Tom Zé". Cinema brasileiro engarrafado, já vem pronto e tabelado, é somente requentar. E usar.

Miguel Haoni (APJCC - 2010)


Serviço:

 
06 de outubro (quarta)
às 18h30
No auditório do IPHAN (Travessa Rui Barbosa, esquina da Avenida Governador José Malcher)
ENTRADA FRANCA

Realização: INOVACINE
Apoio: IPHAN
Informações: (91) 8813-1891

Um comentário:

Samir Raoni disse...

quero muito ver esse documentário manolo!!!

mas amanhã tenho sessão lá na new city.

vc me empresta depois?

Tom Zé é um pequeno-grande gênio!

Ele e seus versos de navalha, de rosa.

abração