20.10.10

Jackie Brown no Cine CCBEU

Cine CCBEU apresenta

Jackie Brown, de Quentin Tarantino


Sinopse:
 
Uma seleção caprichada de músicas dos anos 70 compõe o fundo musical perfeito para a leitura desse roteiro com a marca Quentin Tarantino. Jackie Brown, é uma adaptação de Ponche de rum, romance de Elmore Leonard. O consagrado bad boy do cinema imprime mais uma vez o estilo que mistura violência, humor e diálogos insólitos, adicionando uma nostalgia muito bem simbolizada no filme pela escalação dos ícones dos anos 70 como Pam Grier e Robert Forster. Por causa de Pam, pensada desde o início para o papel, Tarantino transformou a aeromoça branca Jackie Burke do romance na aeromoça negra Jackie Brown. Aos 44 anos, quase vinte servindo passageiros de uma pequena companhia aérea mexicana, ela é detida na chegada de um vôo com 50 mil dólares. O dinheiro é uma parte do meio milhão de dólares que o traficante de armas Ordell Robbie tem depositado no México e espera repatriar em doses homeopáticas através da amiga Jackie.


 
Sobre o filme:

 
"Os dois planos-chave de Jackie Brown mostram apenas Pam Grier caminhando (na primeira vez se aproximando da câmera, na segunda se afastando). Ambos são subjetivas filmadas do ponta de vista de Max, e a importância deles está no olhar que se lança mais do que naquilo que é olhado. Se o espaço cênico de Jackie Brown é construído a partir do corpo de Pam Grier, é o olhar de Max quem estabelece esta mise en scène. É quando ele a vê que para ele o mundo também entra em gravitação. A partir deste ponto, Max só realiza duas ações: carregar a tal sacola e olhar Jackie. O filme a todo momento se interrompe para que Max olhe para Jackie. A função de Max Cherry no filme é justamente essa: ele é o homem que vê, olha, observa. É por isso que Tarantino o compreende e se identifica com ele como com nenhum outro personagem de sua obra."

Filipe Furtado
Fragmento do texto "O Homem que vê" (leia o restante aqui)



* * *



CINE CCBEU: espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema.
Numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), Cineclube Amazonas Douro e com o apoio da Rede Norte de Cineclubes, o Cine CCBEU funciona toda quinta, às 18:30, e apresenta dia 21 de outubro o filme  "Jackie Brown" dando sequencia ao ciclo "Quentin Tarantino Badass Muthaghfckr" que conta com a curadoria de Max Andreone (APJCC).
Ainda em outubro será exibido o Tarantino Bônus com fragmentos do filme "O Aniversário de meu Melhor Amigo", o episódio da série "Plantão Médico" dirigido pelo cineasta e o capítulo "O Homem de Hollywood" do filme "O Grande Hotel" (dia 28).
Sempre com entrada franca!

 
* * *


Serviço:

 
21 de outubro (quinta) às 18h30
No cineteatro do CCBEU (Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Rede Norte de Cineclubes

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Contato: (91) 88131891

Nenhum comentário: