Cineclube Aliança Francesa apresenta:
Os amantes (Les amants). Louis Malle. 58. Scope. p/b. 90’.
Louis Malle, cineasta clássico, de estilo sóbrio e rigoroso, não tinha qualquer relação com os representantes da nova crítica e da “nova onda”. A verdade é que Malle foi integrado na História ao “movimento” por causa, provavelmente, da sua intenção de renovação do cinema francês – característica essencial dos “jovens turcos”. Eram enfim, os “cineastas modernos” que rompiam abertamente com o – intitulado por Truffaut – cinema da “tradição de qualidade” francesa.
Em cada novo trabalho nos anos 60, Louis Malle exerce vigor e desenvoltura. Experimentalista e provocador, o cineasta francês fez sem dúvida o “cinema de autor”, sem se repetir. Enfrentando cada projeto como um novo desafio, Malle, um grande artesão, se aventurou por vários gêneros: da comédia non-sense de Zazie ao thriller jazzístico de Ascensor para o cadafalso.
Filme que busca o físico através do psicológico e encontra o metafísico, Os amantes, Louis Malle, um pedaço de seio Jeanne Moreau, a volta bovarista, o cosmo scope, a natureza- amor, fim dos anos 50, fim da chatice no cinema francês, uma faísca de realidade.
Mateus Moura.
SERVIÇO:
Local: Fundação Ipiranga (Av. Almirante Barroso, 777, entre Tv. Humaitá e Tv. do Chaco – ao lado da Tv Cultura)
Data: 07/10/09 (quarta-feira)
Horário: 19:00
Legendas em português
Entrada franca
AÇÃO: APJCC (ASSOCIAÇÃO PARAENSE DE JOVENS CRÍTICOS DE CINEMA)
BLOG: http://apjcc.blog.terra.com.br/
COMUNIDADE: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=37014176
Nenhum comentário:
Postar um comentário