10.9.09

O melhor do Cinema político no Cine CCBEU


Cine CCBEU apresenta: "Soy Cuba" de Mikhail Kalatozov



Super produções e filmes politicamente engajados dividem, no cinema contemporâneo, o ranking da mediocridade estética. Segundo seus produtores tal pobreza estilística justifica-se no primeiro caso para atender ao gosto televisivo e infanto-juvenil do espectador médio que procura o cinema para saciar sua fome de espetáculos enlatados; no segundo, o argumento é que a nobre causa deve ser abordada sem "firulas" (leia-se liberdade criativa) em respeito à "realidade" da triste vida do homem comum. Em ambos os casos os resultados são pífios, apáticos, são filmes nati-mortos que encerram discursos.
Esta cruel realidade é confirmada quando, no início de nossa década, Martin Scorsese e Fracis Ford Coppola descobrem uma produção russo-cubana engavetada por mais de 30 anos. "Soy Cuba" de Mikhail Kalatozov é um filme maldito porque seu autor cometeu a ousadia de aliar grande orçamento, panfleto político e (tremei companheiros!) vigor estilístico. O estilo no filme - uma releitura amplificada do barroco de Orson Welles - foi considerado ideologicamente nocivo por autoridades comunistas que cobravam da arte cinematográfica a função de propaganda eleitoral.
"Soy Cuba" é um filme-pássaro. No seu vôo inventa a dura realidade da ilha pré-revolucionária para dizer exatamente como ela era. Sua (re)descoberta deeixa lições para todos aqueles que amam o Cinema e a luta política: o cinema político-criativo é possível e necessário, a pobreza ou riqueza da produção nunca justificará o acovardamento estético e não existe abismo entre as realidades sociais e as irrealidades poéticas.
"Soy Cuba" nos convoca para esta luta. Sem perder a ternura jamais.


Miguel Haoni
(APJCC - 2009)


Serviço:
Dia 10/09 (quinta)
às 18:30 h
No Teatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA


Realização: CCBEU
Parceria: APJCC
Apoio: Cineclube Amazonas Douro


Programação completa de setembro na comunidade do Cine CCBEU:

Nenhum comentário: