11.9.09

Em comemoração aos 2 anos do Grupo Fellinianos, Belém recebe de presente a MOSTRA JEAN ROLLIN – “O BRETCH DOS VAMPIROS”


CINE LÍBERO LUXARDO DO CENTUR E APJCC APRESENTAM


SESSÃO MALDITA: MOSTRA JEAN ROLLIN – “O BRETCH DOS VAMPIROS”


DIAS 12 E 26 DE SETEMBRO DE 2009, ÀS 21H30


ENTRADA FRANCA




Mostra Jean Rollin – “O Bretch dos Vampiros”



Serão exibidos dois títulos, em DVD com legenda em português, do cineasta francês Jean Rollin. A mostra em Belém será realizada com a colaboração do crítico Adolfo Gomes e o grupo “Fellinianos”, como comemoração aos dois anos de atividades deste grupo.



Dia 12/09/2009


Lábios de sangue (Lèvres de sang, França, 1975)


Direção: Jean Rollin


Duração: 88 minutos


Legendas em português


Elenco: Jean-Loup Philippe, Annie Belle, Nathalie Perrey e Martine Grimaud


Sinopse: Desde que seu pai morreu, Frederick tem dificuldades em lembrar-se de sua infância. Até que a imagem de um castelo desperta estranhas recordações de um passado obscuro. A partir daí, há uma busca incessante de Frederick para reconstruir esse passado. Considerado um dos filmes mais líricos de Jean Rollin.




Dia 26/09/2009


A prometida de Drácula (La fiancée de Dracula, França, 2002)


Direção: Jean Rollin


Duração: 91 minutos


Legendas em português


Elenco: Cyrille Iste, Jacques Orth, Thomas Smith e Sandrine Thoquet


Sinopse - Penúltimo filme dirigido por Jean Rollin, mostra a busca de um professor pelos descendentes de Drácula. Uma pista acaba levando-o a uma mansão cheia de estranhas freiras, conhecidas como a "Ordem das Virgens Brancas".





Jean Rollin por Adolfo Gomes*



Tudo é recusa no cinema do francês Jean Rollin. Obrigado a fazer fitas pornôs, sob variados pseudônimos (Michel Gentil, Robert Xavier, J. A. Lazer, entre outros), para financiar projetos mais pessoais e, em última instância, sobreviver no mundo nada respeitável ou artístico do cinema, Rollin sempre teve que lidar com os limites impostos pelas condições precárias de produção e preconceitos inerentes ao dito cinema de gênero.


Sem nenhuma reputação a defender – pelo menos junto aos críticos franceses, por que os demais simplesmente o ignoram – ele optou por escancarar as restrições orçamentárias e realizar as mais (aparentemente) apelativas fitas de terror, sobretudo de vampiro(a)s, que poderia imaginar. Seria mais um hábil manipulador de fórmulas, não fosse pelo seu talento em desfazer as amarras que deveriam aprisioná-lo.



Muito já se falou dos cineastas contrabandistas, daqueles que no seio da própria indústria cinematográfica conseguiram consolidar obras autorais. Os críticos franceses do pós-guerra chegaram a edificar uma política (“a política dos autores”) para resgatar o mérito criativo desses realizadores. Mas nenhum deles operou em terreno tão inóspito quanto Rollin. 

Desde os seus primeiros longas-metragens, Rollin lidou com a ira dos próprios fãs de filmes de horror, que não admitiam a “falta de sentido das suas histórias”. Conta a lenda que a sala de exibição que fazia a estréia de “Le Viol du Vampire” (1967) escapou por pouco da depredação completa.


Embora seus filmes ofereçam fartas doses de violência gráfica, mulheres nuas e cenas de sexo, Rollin nunca caiu na graça definitiva dos apreciadores dos filmes de gênero, sobretudo porque tais “medidas comerciais” nada têm a ver com concessão de sua parte. Ao contrário, quando filma a violência gráfica não se esquiva de ressaltar todo o artificialismo da encenação. Nas cenas de sexo ou de nudez, evita qualquer erotismo.


O procedimento é quase científico: quando o sexo é consentido, é puramente descritivo, como numa cartilha de educação sexual, com planos gerais em cenas ao ar livre e big closes em ambientes fechados. Se imposto, o sexo é repugnante. As várias cenas de estupro presentes nos filmes de Rollin estão entre as mais cruéis e terríveis do cinema.


Rollin é uma espécie de Brecht dos vampiros, alguém que está sempre a lembrar o papel do espectador, sempre a chamá-lo à consciência da representação. E fazer tal transgressão dentro do gênero horror, cuja adesão da platéia à narrativa parece ainda mais essencial para o sucesso do “efeito medo” ou “repulsa”, não é a maior ousadia de seus filmes.


A recusa da representação nos trabalhos de Rollin é mais radical. Seus protagonistas falam pouco, não têm expressão e nem versam sobre as suas motivações – ele prefere utilizar, em sua maioria, atores amadores ou saídos das suas produções pornôs.


Também não há qualquer traço de psicologia em seus personagens. Ao contrário, eles parecem surpreendidos a todo instante por eventos sobre os quais não tem o menor controle. Não por caso, estão invariavelmente em fuga e, ao mesmo tempo, presos num instante de vida que não oferece retorno ou redenção.


As tramas dos filmes de Rollin frustram a todo o momento a mitologia do gênero a que se filiam. Em “Requiem pour un Vampire” (1971), por exemplo, o vampiro do título é quase paterno diante de suas pretensas vítimas. Já em “La Morte Vivante” (1982), prevalece a solidão diante do fascínio gerado pela imortalidade.


O misterioso vírus que acomete os personagens de “La Nuit des Traquées” (1980), extraindo-lhes a memória, é outro exemplo de desconstrução do gênero por Rollin. Filmado numa Paris entre a madrugada e o amanhecer, num imponente edifício comercial vazio, o thriller de perseguição que o título sugere converte-se num poema visual entre o grotesco e o sublime, no qual as buscas dos protagonistas são “apagadas” constantemente, rompendo com o desenvolvimento narrativo convencional.


Reserva criativa pouco explorada e vista, o cinema de Rollin é habitado por seres fantásticos assustadoramente parecidos com todos nós.”



*Adolfo Gomes (Hoje reside e organiza mostras de cinema na Bahia. Organizou por muito tempo diversas mostras da cinematografia mundial em nossa cidade, faz parte da ACCPA)



Nenhum comentário: