22.9.09

ESTRÉIA O INOVACINE COM CABRA MARCADO PARA MORRER


Da parceria entre FAPESPA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará), APJCC (Associação de Jovens Críticos do Pará) e Ná Figueiredo, surge o mais novo cineclube da cidade: o INOVACINE. Com regularidade quinzenal, às segundas-feiras, no espaço Ná Figueiredo (Av. Gentil Bittencourt, n°449), uma sessão cineclubista será realizada pela FAPESPA, com a curadoria da APJCC.
A programação, que inicia no dia 28 de setembro, pretende, até o fim do ano, seguir 3 linhas norteadoras, porém não totalitárias: o cinema brasileiro, o cinema documental e o cinema local.
São 10 filmes até o dia 21 de dezembro. Quatro foram escolhidos pelos membros da APJCC e receberão sua curadoria, três foram escolhidos por cineastas da região metropolitana de Belém, e os outros três são curtas-metragens dirigidos ou produzidos pelos mesmos. Nesta sessão para ilustres convidados, um filme de curta duração próprio e um de longa do seu gosto serão exibidos um após o outro; e, ao fim, uma conversa acontecerá entre cineasta e público.
O objetivo é divulgar a cultura cinematográfica mundial, refletir o cinema em si (ficcional e documental), e percorrer com os olhos e ouvidos os caminhos que ele desbrava.
Depois do sonho maravilhoso, a vigília curiosa. Assim o homem evoluiu, assim o homem evoluirá.

Mateus Moura (APJCC-2009)



Programação Inovacine:



28/09 - Cabra Marcado Para Morrer. Eduardo Coutinho. 85. p/b & cor. 119’.
















Um filme documental sobre um filme de ficção que não pôde ser terminado pela censura política que esta fita ia abordar - reconstruindo ficticiamente um caso real. Então: um projeto fílmico que vai ser retomado, 17 anos depois, refletindo na sua própria História, a sua morte prematura e indesejada. Ressuscitado, o filme, além de iluminar a realidade do contexto que o impediu, capta o som das vozes que envelheceram neste tempo em que não foram eternizadas na película. Vemos a mudança de discursos, a reflexão de um caso agora mais distante, o aparecimento de personagens que na época eram crianças e que agora assumem posições, as lágrimas de nostalgia, as lágrimas de ranços nunca curados, os sorrisos de contentamento ao ver imagens da juventude física, as fotos de um momento importante (para a macro e a micro história).
Uma reflexão sobre a luta de classes, a reforma agrária, a miséria do povo, a perseguição política, a Justiça injusta, a religião popular, o trabalho, a morte, a linguagem cinematográfica, a posição política do cineasta, a briga entre cineasta-cientista e seu objeto, a mudança do contexto nacional, a História, as vidas, os relatos pessoais... Tudo isso em linguagem de imagem/som, não em escrita. Trabalho etnográfico, antropológico, sociológico, ontológico, artístico.
Eduardo Coutinho faz um cinema que muda a vida diretamente, ao invés de um documentarista de classe média que “conscientiza o povo das injustiças sociais” (algo muito comum na década de 60), o cineasta participa e modifica a vida das pessoas; seu cinema não tem a petulância de ensinar, mas, ao contrário, a humildade de aprender, a vontade de ajudar e a sensibilidade de conversar.
“Cabra marcado para morrer” é um filme que ilumina o passado, o presente e o futuro do cineasta e do cinema brasileiro, é obra importantíssima para compreender e mergulhar no cinema nacional.



Mateus Moura (APJCC-2009)

12/10 - Serra Pelada – esperança não é sonho. Priscila Brasil (curta).
F for Fake. Orson Welles. 75. 85’.
Comentários: Priscila Brasil

26/10 - Eles Não Usam Black Tie. Leon Hirszman. 81. Cor. 120’.



09/11 - Outras Histórias. Darcel Andrade e Wilza Brito (curta).
Filhos do Paraíso. Majid Majidi. 97. Cor. 89’.
Comentários: Darcel Andrade

23/11 - Serras da desordem. Andrea Tonacci. 06. p/b & cor. 135’.



07/12 - Açaí com Jabá. Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walerio Duarte (curta).
Estômago. Marcos Jorge. 07. Cor. 113’.
Comentários: João Inácio

21/12 – Iracema - uma transa amazônica. Jorge Bodanzky e Orlando Senna. 76. Cor. 91’.

SERVIÇO:
Local: Loja Ná Figueiredo (Av. Gentil Bittencourt, 449, entre Dr. Moraes e Rui Barbosa)
Dia da semana: segunda-feira
Hora: 18:30
Entrada franca



REALIZAÇÃO: FAPESPA
PARCERIA: APJCC
APOIO: LOJAS NÁ FIGUEIREDO

Um comentário:

OsakaKitano disse...

Descrubi esse blog recentemente, pois estva procurando informaçoes sobre o cine undergound e a sessao maldita.
Muito bom o blog, principalmente com essa noticia de mais uma exibição de filmes "bons" na cidade. Gostei muito.