23.1.11

Cineclube exibe “Watchmen” para comemorar dia do quadrinho

Sessão especial do cineclube Coisas de Cinema também celebra os 20 anos da associação de quadrinhistas Ponto de Fuga



Artes com histórias relativamente recentes, quadrinhos e cinema são linguagens cujo diálogo produziu bons resultados. “Watchmen”, filme de Zack Snyder adaptado da obra de Alan Moore, é o bem sucedido fruto de uma dessas incursões. Ele é também o escolhido pelo cineclube Coisas de Cinema para homenagear o dia do quadrinho (30 de janeiro), em programação que comemora ainda os 20 anos da Associação de Quadrinhistas Ponto de Fuga. A sessão acontece no próximo dia 26, a partir das 19h30, e tem entrada franca.


Diretor de “Madrugada dos Mortos” e “300”, Zack Snyder assumiu uma grande responsabilidade quando, em 2007, deu início à adaptação da graphic novel seminal de Alan Moore. “Snyder foi ousado, tocou em uma obra tão impensável para as telas que muitos desistiram de filmá-la. Alan Moore pediu para que seu nome fosse retirado dos créditos do filme por abominar os meandros desse maldito terreno chamado Hollywood”, comenta Aerton Martins, integrante da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e coordenador do cineclube.

Aclamada pela crítica e adorada pelos fãs da nona arte, a obra de Moore revolucionou com sua complexa estrutura narrativa e uma trama na qual seres humanos comuns, utilizando máscaras, combatem o crime. Já o filme de Snyder é considerado uma das melhores adaptações de quadrinhos para o universo cinematográfico.


“Desenhistas, fanzineiros, quadrinhistas, cinéfilos, críticos de cinema, público, não importa o rótulo, o que fica é o convite para uma conversa aberta sobre estes dois segmentos que deram cor e movimento ao que conhecemos como arte”, finaliza Aerton.

Ponto de Fuga

Primeiro grupo de quadrinhos de Belém, o Ponto de Fuga surgiu na década de 1980 após uma oficina ministrada por Gian Danton e Joe Bennett na Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur). A produção divulgada em fanzines e exposições promovidas pelo grupo ajudou a dar voz a toda uma geração de amantes da nona arte em Belém. No dia 26, integrantes do grupo estarão presentes para comentar a sessão e conversar com o público.


Serviço:

Coisas de Cinema apresenta “Watchmen”, de Zack Snyder
Data: 26 de janeiro (quarta-feira)
Local: Espaço Cultural Coisas de Negro – Av. Lopo de Castro (antiga Cristovão Colombo), 1081/ Icoaraci
Horário: 19h30
Comentários: Associação Ponto de Fuga e convidados
Entrada franca


Realização: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e Espaço Cultural Coisas de Negro.
Parceria: Associação Ponto de Fuga.
Informações: (91) 8152-2588 ou (91) 8890-6669

Nenhum comentário: