10.1.11

Cine CCBEU encerra janeiro com filme da plateia

Cine CCBEU apresenta

Filme da platéia: "A Guerra dos Botões", de Yves Robert



Direção: Yves Robert, França, 1962;
Roteiro: Yves Robert e François Boyer;
Elenco: Gibus, Jacques Dufilho, Jean Richard, Pierre Trabaut, Michel Galabru;
Fotografia: André Bac;
Produção: Guéville

Sinopse:


Um grupo de crianças de uma aldeia (Longeverne) confronta-se com as de outra aldeia (Velrans) no interior da França, em meados do século XX. Elas estão retornando ao ano letivo. E em meio as aulas, travam verdadeiras batalhas com espadas de madeira e estilingues nos campos e florestas que separam os lugarejos.
As crianças de Longeverne, liderados por Lebrac, em uma destas batalhas, tem uma idéia. A de arrancar todos os botões, cadarços dos sapatos e confiscar os cintos dos presos, para que assim ao retornarem as suas casas apanhassem dos pais.
É uma excelente comédia um tanto realista que polariza uma infância de um lado e a guerra, e suas tragédias, de outro. Neste intervalo a inocência é discutida, ao mesmo tempo em que a política (republicanos e monarquistas), e as diferenças sociais (ricos e pobres), em diálogos abertos ou votações em que a participação coletiva é o que conta.

A cena: Após a destruição do esconderijo das de Longeverne, descobrem as crianças que foram delatadas por um traidor. Em uma rápida reunião decidem o que fazer: deram-lhe um castigo. Foi surrado nas costas por todo o grupo.

Outra cena é quando Lebrac vai para o reformatório, e a única pessoa que foi o visitar, o professor, indaga se teria algo para perguntar a seus pais, Lebrac questiona então o porquê de não virem. Lá encontra o seu arqui-inimigo, e vendo ambos que eram os únicos familiares que contavam ali (se é que chegaram a pensar nisso), confraternizaram-se .


Sérgio Vaz, 50 anos de filme



Serviço:

dia 20 de janeiro (quinta)
às 18h30
no Cineteatro do CCBEU - Tv. Pe Eutíquio, 1309

ENTRADA FRANCA

Comentários: Markuns Vinicius
Realização: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e Centro Cutural Brasil Estados Unidos
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Rede Norte de Cineclubes


Mais informações:
Comunidade e Perfil
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Contato: (91) 88131891

Um comentário:

Katiuscia de Sá disse...

ei, vcs precisam ver esse filme historico! ele é o primordio da animaçao no brasil. chama-se SINFONIA AMAZONICA. há algumas coisas aki:
PARTE 1
http://www.youtube.com/watch?v=Rm-BtYHLivw

PARTE2
http://www.youtube.com/watch?v=0gK0nhMk8P8

há outras coisas desse cara no youtube. vcs poderiam trazer esse filme p passar aqui em belém. meu colega animador me falou sobre esse filme e sobre o cara q o fez.