1.1.11

Cine CCBEU apresenta "Viridiana", de Luis Buñuel



Luis Buñuel é um dos pilares da história do cinema. Sua trajetória comporta uma vasta filmografia na França (onde realizou as maiores obras do Surrealismo cinematográfico) e no México (onde sagrou-se como maior cineasta da história do país). Espanhol de Calanda, Buñuel, entretanto, até 1961 havia realizado apenas um documentário em seu país - o maldito Terra sem Pão - quando teve oportunidade de executar a obra-prima Viridiana.


Na quase ilegalidade, Buñuel dirige em Madri o seu filme mais subversivo desde A Idade do Ouro. Viridiana representou um reencontro com a terra que um dia foi dele e naquele instante ardia sob as botas da ditadura de Francisco Franco. O autor destila toda a sua poesia anárquica contra as falidas instituições burguesas: a família, a religião, o autoritaritarismo no amor e a falsa filantropia. Tudo isso através de símbolos oníricos e sexuais.


Viridiana é a fé na violência das imagens. Com cenas imortais, o filme permanece até hoje como um grito desesperado pela liberdade total. Não podemos esperar nada menos da arte.

Miguel Haoni - APJCC 2010


* * *


Luís Buñuel sempre foi um delinquente. Desde moleque. Talvez por conta disso a sua filmografia seja uma das mais inquietantes do cinema moderno. Porém, toda essa agressividade iconoclasta (que o acompanha desde a sua estréia em Um Cão Andaluz) encontra a maturidade cinematográfica nesse Viridiana.


A narrativa desconcertante do processo de degeneração moral de uma jovem religiosa, além de uma aula de cinema, é uma aula de coragem. O diretor, então extraditado, retorna à Espanha e realiza ilegalmente o seu filme-provocação.


Viridiana culmina num ridículo ménage-a-trois simbolizando a mijada do mestre espanhol nas caras da hipocrisia católico-burguesa e, principalmente, da perversidade imoral que, de ricos a pobres, habita em todos nós.

Miguel Haoni - Cine Uepa 2007



Serviço:

Dia 6 de janeiro (quinta)
Às 18h30
No Cineteatro do CCBEU - Tv. Pe Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA


Realização: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e Centro Cutural Brasil Estados Unidos
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Rede Norte de Cineclubes

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Contato: (91) 88131891

Nenhum comentário: