23.11.10

"Vingança" encerra ciclo "Johnnie To e o Balé Silencioso"

Cine CCBEU apresenta

"Vingança", de Johnnie To

Sinopse:

Costello (Johnny Hallyday, a recuperação de uma das maiores estrelas francesas dos últimas décadas para um arrojado papel), é um “chef” com um restaurante em Paris que chega a Hong Kong para vingar a filha dele, em coma no hospital, após a família ter sido assassinada.
Sem contactos locais, uma coincidência leva-o a contratar três assassinos a soldo. Entrega-lhes uma avultada soma de dinheiro e oferece-lhes o restaurante em troca de uma vingança, contra os autores do crime. Olho por olho, dente por dente.


Sobre o filme:

Nos últimos anos, o cineasta de Hong-Kong, Johnnie To revelou ser uma força criativa incontornável. Sua obra dialoga e transcende a tradição cinematográfica dos "filmes de gênero", tanto no ocidente quanto no oriente, construindo assim uma nova topografia, com sua câmera comportando-se como a pena de um artista da caligrafia.

Em 2009 entretanto, o mestre se supera! "Vingança" é o ponto de convergência para os caminhos que Johnnie To percorreu nos últimos anos: o silêncio eloquente, a poesia dos movimentos, o bromantismo trágico, a inutilidade da arte. Tudo envolvido pela atmosfera suspensa de violência e tristeza.
Mas mais do que isso, um filme-alzheimer. Um filme que se perde pra se encontrar em retalhos de imagens, um filme que reconstrói as cenas no exercício do olhar. Um filme para nunca ser esquecido.


Miguel Haoni (APJCC - 2010)


CINE CCBEU: espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema.

Numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e Cineclube Amazonas Douro, o Cine CCBEU funciona toda quinta, às 18:30, e apresenta dia 25 de novembro o filme "Vingança", encerrando o ciclo "Johnnie To e o Balé Silencioso" que contou com a curadoria especialíssima de Max Andreone (APJCC).
No dia 2 de dezembro será exibido o episódio "O Contador de Histórias", abrindo o ciclo "Uma viagem pelo cinema americano com Martin Scorsese".
Sempre com entrada franca!


Serviço:
25 de novembro (quinta)
às 18h30
no Cineteatro do CCBEU - Tv. Padre Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro


Mais informações:
Comunidade e Perfil
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Contato: (91) 88131891

Nenhum comentário: