29.11.10

Dezembro com Scorsese no Cine CCBEU

Cine CCBEU apresenta


Uma Viagem pelo Cinema Americano com Martin Scorsese



Em 1995, comemorou-se o centenário do cinema. Como parte das festividades, o British Film Institute convidou o cineasta Martin Scorsese e o historiador Michael Henry Wilson a fazerem um documentário sobre o cinema americano. O resultado foi um fascinante filme em 3 partes, meio diário de memórias, meio análise teórica no qual Scorsese lança luz sobre os verdadeiros protagonistas da sétima arte: os diretores. Através da leitura de dezenas de fragmentos de filmes, entre clássicos consagrados e desprezados, os diretores classificam os diversos papéis desempenhados pelo realizador americano de contador de histórias a iconoclasta, de contrabandista a ilusionista.


Scorsese intercala cenas de filmes, imagens de arquivo, entrevistas e planos frontais do próprio rosto numa atitude professoral. Tal didática é reveladora do respeito e paixão do cineasta pela história do seu ofício, mas sobretudo relembra a função, tantas vezes aviltada, da crítica cinematográfica. Ao oferecer a sua perspectiva sobre o fenômeno, o Scorsese crítico torna-se um facilitador entre as obras e o público, ampliando as leituras possíveis e armando o espectador de teoria e história para o melhor enfrentamento dos filmes e suas infinitas interpretações.



Enfrentamento talvez seja a palavra-chave para entendermos porque o cinema americano é importante para nós. Jamais poderemos ignorar a política econômica bestial dos norte-americanos nem como a cultura de massas (o cinema incluso) sempre foi ferramenta na sua marcha imperialista. Entretanto, jamais poderemos ignorar também o fato de que dezenas de artistas brilhantes atuaram com suas vontades e talentos na construção disto que aqui chamamos "cinema americano" e que, justamente, se existiu alguma contribuição dos EUA para a humanidade no século XX , foram certamente os seus filmes. Qualquer dúvida é só ver 1 minuto de Charles Chaplin.


Rever o cinema americano é uma forma de enfrentá-lo. Conhecer aquilo que este cinema tem de valioso ao nosso repertório cultural é fundamental para entender o cinema, a história e a vida na contemporaneidade. A atitude de proteger-se do inimigo escondendo-se sob as cobertas, além de miopia política é absolutamente anti-estratégico. Obviamente queremos mais samba e futebol mas também o teatro grego, a pintura renascentista e os clássicos filmes americanos. É preciso tirar essas coisas bonitas das mãos dos inimigos, da matilha de bem-nascidos. É preciso afirmar que isso também é nosso!


E é no sentido desta afirmação que o Cine CCBEU convida o respeitável público a acompanhar, em dezembro, o ciclo "Uma viagem pelo cinema americano com Martin Scorsese", documentário obra-prima que ajuda a entender por que o cinema americano é o cinema ponto e o dos outros é que precisam de adjetivo.

Miguel Haoni (APJCC - 2010)


Sobre "O Contador de Histórias" (1° parte)


A vocação máxima do cineasta hollywoodiano é a de contador de histórias. Desde a aurora do cinema, vários mestres pegaram em câmeras e tal qual rapsodos modernos encantaram multidões com suas imagens-canções. Dentro da indústria entretanto, o artista possuía pouco controle sobre o que era dito, mas tinha domínio criativo total sobre a forma como era dito. No sistema de gêneros (faroeste, musical, gângster, etc...) o realizador/funcionário de estúdio dispunha apenas das ferramentas básicas do cinema: enquadramento, movimentos de câmera, decupagem e mise-en-scène. Os milagres que esses sujeitos conseguiam operar com tais recursos é a matéria da primeira parte do documentário "Uma viagem pessoal pelo cinema americano com Martin Scorsese".

Miguel Haoni (APJCC - 2010)



Programação:

02/12 - O Contador de Histórias*
09/12 - O Ilusionista e o Contrabandista*
* excepcionalmente no Auditório
16/12 - O Contrabandista e o Iconoclasta



Serviço:


Toda quinta de dezembro
Às 18h30
No Cine-teatro do CCBEU - Tv. Pe Eutíquio, 1309
Entrada Franca

Realização: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e Centro Cutural Brasil Estados Unidos
Apoio: Cineclube Amazonas Douro
Arte: Leandro Bender


Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Contato: (91) 88131891

Nenhum comentário: