3.11.10

O balé silencioso de Johnnie To no Cine CCBEU

Cine CCBEU apresenta:

"Exilados", de Johnnie To
 

Sinopse:
No novo filme do diretor Johnnie To, Exilados, o ano é 1998. O lugar: Macau. Cidade onde todos buscam a chance de ganhar dinheiro, antes que uma nova era se inicie. Um membro renegado, que está tentando uma nova vida ao lado de sua família, passa a ser procurado por dois mafiosos de Hong Kong. Mas os assassinos entram num dilema quando encontram dois antigos membros da máfia, cuja missão é proteger o alvo a qualquer custo. Uma simples e velha foto de infância nos revela a amizade que existe entre estes cinco homens e o porquê eles serão eternamente leais uns aos outros.



Sobre o Ciclo "Johnnie To e o Balé Silencioso":
 
Historicamente, o percurso do cinema confunde-se com o do cinema de violência. Dos pioneiros Thomas Edison e D.W. Griffith passando pela tradição do cinema comercial de gênero até artistas de vanguarda como Luis Buñuel ou Fritz Lang, grandes cineastas sempre tomaram a violência como matéria para refletir a existência e construir magníficos quadros.
Entretanto, por trás de cada grande cena em grandes filmes de gângster, faroestes, artes marciais ou policiais, existem sempre dramas pofundos sobre um dos mais belos fenômenos humanos: a amizade entre homens. E é deste ninho que nasce o cinema do maestro Johnnie To, cuja produção recente leva a representação da violência para patamares transcedentais.
Seus filmes são poemas mudos sobre a ternura entre foras-da-lei, lançados em situações extremas e envolvidos num universo moral, plástico e rítmico. Para To a encenaçao é, antes de mais nada, corporificada nos movimentos dos "matadores" em seu balé da morte.
Suas obras estão entre o faroeste-suspense de Howard Hawks e Sergio Leone e o balé ritualístico de Maya Deren e Jacques Demy, sem contudo deixar de ser a expressão absoluta e original do espírito deste velho chinês.
Em novembro, o Cine CCBEU convida o respeitável público a contemplar a dança silenciosa de Johnnie To, um mestre contemporâneo cuja extravagância do estilo faz lembrar de um princípio simples: poesia, em cinema, se faz com a câmera. O resto é resto.

Miguel Haoni
(APJCC - 2010)



CINE CCBEU: espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema.
Numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), Cineclube Amazonas Douro e com o apoio da Rede Norte de Cineclubes, o Cine CCBEU funciona toda quinta, às 18:30, e apresenta dia 4 de novembro o filme "Exilados" abrindo o ciclo "Johnnie To e o Balé Silencioso" que conta com a curadoria especialíssima de Max Andreone (APJCC).
Ainda no mês de novembro serão exibidos os filmes "Eleição" (dia 11), "Sparrow" (dia 18, excepcionalmente no auditório) e "Vingança" (dia 25).
Sempre com entrada franca!

Serviço:

04 de novembro (quinta)
às 18h30
No cineteatro do CCBEU - Tv. Padre Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Rede Norte de Cineclubes
Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Contato: (91) 88131891

Nenhum comentário: