26.11.10

APJCC apresenta fragmentos glauberianos do programa "Abertura"

Em homenagem aos 60 anos da televisão brasileira, o TV Clube apresenta no domingo, 28, fragmentos do programa "Abertura"


Sinopse:


O fim dos anos 1970 representou no Brasil um período de gradual abertura democrática no qual a ditadura dos militares, através da pressão de vários segmentos da sociedade e de dissidências dentro do poder, começava a afrouxar o seu laço autoritário que desde o "Golpe de 64 "sufocava as liberdades nos meios políticos, estudantis, artísticos e da comunicação.

Glauber Rocha, gênio das artes modernas e polemista nato, observava o fenômeno e defendia a necessidade de assimilar colaborativamente determinados elementos governistas na luta pela redemocratização, o que, obviamente, ofendia as pretensões revolucionárias das esquerdas radicais.

A suposta "traição" de Glauber atinge a contundência máxima, no instante em que o artista ingressa , junto com outros jovens profissionais e intelectuais, na equipe do revolucionário programa "Abertura" que discutia a política e a cultura brasileira na Rede Tupi de Televisão, em 1980.

Em seu espaço de crônica jornalística dentro do programa, Glauber soltava o verbo sobre tudo o que lhe incomodava no país que virou-lhe as costas nos últimos 10 anos mas do qual era ligado por laços mais fortes que o amor. No estilo verborrágico do baiano, a história recente do Brasil é desfiada em transes repentistas e entrevistas disparadas contra elementos do chamado "povo brasileiro".

O TV Clube apresenta neste domingo, em homenagem aos 60 anos da tv brasileira, 45 minutos de fragmentos glauberianos do programa "Abertura". Traga as crianças pra sala, abra os olhos e ouvidos para um dos instantes máximos da história da telecomunicação nacional.

Miguel Haoni (APJCC - 2010)


Serviço:

TV Clube apresenta: fragmentos do programa "Abertura"
Data: 28 de novembro (domingo)
Horário: 18h
Local: Espaço Benedito Nunes (Livraria Saraiva - Shopping Boulevard, 2º piso)
Entrada franca.


Realização: APJCC
Apoio: Livraria Saraiva.

Nenhum comentário: