19.7.10

Cine CCBEU exibe clássico de Eisenstein

Cine CCBEU apresenta:

Ivan, O Terrível - Parte I, de Sergei Eisenstein


Sergei Eisenstein já tinha inscrito seu nome definitivamente na história do cinema por conta de suas obras-primas dos anos 20 e de sua militância teórica na defesa do "cinema intelectual" inspirado na montagem, quando, no início dos anos 40, Stalin o convoca a filmar a vida do czar Ivan IV, famoso unificador da Rússia no fim do período medieval.

A relação de Eisenstein com o governo soviético nunca fora harmoniosa e o projeto da trilogia "Ivan, O Terrível" sofreu uma grave interferência ao ter sua segunda parte censurada. Stalin percebeu no filme uma crítica ao seu próprio despotismo e ao ninho de cobras que havia se tornado o alto escalão da administração pública.

Entretanto, o tempo foi favorável às obras e as duas partes de "Ivan" (a terceira não foi finalizada em funçãoda prematura morte do realizador) representam marcos no nascimento do cinema moderno.

O Cine CCBEU tem orgulho de levar ao público "Ivan, O Terrível - Parte I": um capítulo incontornável na história da encenação cinematográfica.

Ao fazer um filme inspirado nos princípios da arte expressionista, Eisenstein dá vida às peças de um xadrez barroco, cujos olhares e gestos apontam, a cada plano, para um mistério.

Tal qual no teatro elizabetano, nobres gigantes e desprezíveis conspiradores duelam aos olhos do público num cenário de ícones medievais cujos tetos baixos pervertem suas posturas.

Este caos dramático é organizado pela ousada mise-en-scène de Eisenstein, cujo rigor expressivo o posicionou como um dos grandes artistas de todos os tempos.

Miguel Haoni (APJCC - 2010)

* * *

Espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema, o Cine CCBEU acontece numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e Cineclube Amazonas Douro.
 
O cineclube funciona quinzenalmente às quintas-feiras, a partir das 18:30. A primeira sessão de agosto apresenta, no dia 05, "Céu e Inferno", de Akira Kurosawa.

* * *

Serviço:

22 de julho (quinta-feira) às 18h30
no Cineteatro do CCBEU (Tv. Padre Eutíquio, 1309)
Entrada Franca

Realização: CCBEU
Parceria: APJCC
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

* * *

Mais informações:

Comunidade e Perfil do Cine CCBEU
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Contato: (91) 88131891

Nenhum comentário: