8.7.10

APJCC discute animação em Macapá

Hoje acontece pela primeira vez uma ação da APJCC fora do Estado do Pará. Dentro do Festival Quebramar será exibido a maior animação desta década. A intenção é discutir essa arte como autônoma, através de suas obras-primas. Felipe Cruz é quem assina a curadoria, apresentando para a sua cidade do coração – Macapá – o que seu coração aprendeu na cidade onde vive atualmente.

Ratatouille. Brad Bird. Pixar. 2007.



O que é a arte? O que é o artista? O que torna a expressão artística algo capaz de produzir tanta fascinação naqueles que se entregam a sua apreciação?

Essas são perguntas que atravessaram os séculos da história humana e para as quais, felizmente, nunca encontramos respostas – nos restando sempre o prazer inestimável da pergunta; e uma das mais belas perguntas já postuladas a respeito do que vem a ser a arte e o que vem a fazer um verdadeiro artista é a animação Ratatouille, de Brad Bird.

Refletindo a respeito da afirmação do chef Gusteau de que “qualquer um pode cozinhar”, esta obra-prima dos estúdios Pixar é um hino de amor à arte e à possibilidade sempre renovadora que ela possui de surgir nos mais improváveis lugares.

É, pois, com esta grande obra que a APJCC marca sua primeira exibição na cidade de Macapá, com a mais honesta crença de que o Cine Clube é o espaço sagrado onde o verdadeiro debate sobre as obras áudio-visuais deve ocorrer com a liberdade própria do diálogo que se pretende construção,  promovendo o que sempre foi mais caro a esta associação de jovens críticos: a oportunidade que toda a grande obra de arte merece ter de ser vista com respeito e 
defendida com amor.

Felipe Cruz (APJCC-2010)

Serviço:

8 de julho (quinta-feira)
às 14h na Fortaleza de São José de Macapá
Entrada franca!

Nenhum comentário: