30.7.09

Cidadão Kane abre o ciclo de agosto no Cineclube Aliança Francesa

Cineclube Aliança Francesa apresenta:

NOUVELLE VAGUE - 50 ANOS


As idéias e os filmes da vida de François Truffaut




Release do ciclo:



Cinéfilo, crítico, cineasta. Amante de cinema, pensador de cinema, artífice de cinema. François Truffaut amou, pensou e fez cinema... e daí?
O que importa não é informar o que ele fez... mas exibir, pensar. Se este enfant terrible ensinou algo ao mundo, foi que, acima de tudo, deve se fazer aquilo que acredita ser importante. Reviveu assim a ética.
É seguindo essa premissa que o Cineclube Aliança Francesa, no mês de agosto, inicia o grande evento “Nouvelle Vague 50 anos” com o ciclo “As idéias e os filmes da vida de François Truffaut”. Além dos filmes exibidos e os usais debates após as sessões, serão distribuídos os principais artigos do jovem crítico da Cahiers du Cinéma.

Mateus Moura (APJCC).


Programação:


05/08 – Cidadão Kane (Citzen Kane). Orson Welles. 1941. p/b. 119’.




Sinopse:
Cidadão Kane, para os cinéfilos franceses - entre eles: François Truffaut - representou, enquanto experiência de descoberta coletiva, a volta às salas de cinema, na Europa finalmente liberada do nazifascismo.
Foi a libertação do cativeiro da censura, o sopro de genialidade que despertou os olhos empoeirados de mesmice e os ouvidos fatigados de zumbidos de guerra. O sopro genial na verdade era um vendaval, que vinha além-mar, na voz e na imagem de um herói diferente.
Mais célebre que a crítica desfavorável do filósofo das palavras Jean-Paul Sartre foi a resposta do filósofo das imagens André Bazin ao – segundo ele - estrabismo cinematográfico do conterrâneo. A defesa do crítico francês elevou Orson Welles a um patamar até então inesperado, e a crítica, historicamente, foi uma das mais importantes do cinema.
Segundo o próprio François Truffaut o cinema moderno nasce e morre em Cidadão Kane. Por que essa empolgação desses ativos pensadores de cinema com o primeiro filme desse jovem e impetuoso cineasta? Afinal, é Cidadão Kane o maior filme de todos os tempos mesmo? O mais revolucionário? Por quê? Só vendo, revendo, ouvindo, sentindo, analisando e refletindo para saber.

Mateus Moura (APJCC).



12/08 – Scarface (Scarface, the shame of the nation, Howard Hawks, 32)
19/08 – Janela Indiscreta (Rear Window, Alfred Hitchcock, 54)
26/08 – Stromboli (Roberto Rossellini, 50)


SERVIÇO:
Local: Estação Gasômetro (Parque da residência - Av. Magalhães Barata, 830)
Horário: 19:00
legendas em português
Entrada franca.


AÇÃO: APJCC (ASSOCIAÇÃO PARAENSE DE JOVENS CRÍTICOS DE CINEMA)
BLOG: http://apjcc.blog.terra.com.br/
COMUNIDADE:  http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=37014176

Nenhum comentário: