5.7.09

Em julho, Cinema é no Cine CCBEU

Cine CCBEU apresenta: "Onibaba" de Kaneto Shindô



Desde "Cidadão Kane" e "Roma, Cidade Aberta" o cinema moderno assumiu a missão de dizimar a política-estética do paradigma clássico. Vide as realizações dos "Cinemas Novos" que surgiram através do mundo, seja na França, no Brasil, na Alemanha ou nos Estados Unidos.
No Japão, um grupo de jovens (e não tão jovens) cineastas resolveu empunhar suas câmeras e assumir os riscos de duelar com o cinema de seus pais. Influenciados pelo espírito libertário dos anos 60, assumiram como bandeira um dos grandes tabus em seu país: a representação da sexualidade e do erotismo.
"Onibaba" de Kaneto Shindô é um dos exemplares mais radicais daquela que se convencionou chamar de "Nouvelle Vague japonesa". Ao eleger a miséria em tempos de guerra como base para a sua alegoria fantástica, o diretor e roteirista lança luz na grande "experiência não trabalhada" do inconsciente japonês: os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki.
É na construção das imagens, contudo, que Shindô desfere o seu golpe: sua encenação da hipocrisia moral nas relações é um grito de basta ao familiar e tradicional jantar de Ozu; sua representação do amor lascivo no coração da miséria é um corte seco na sutileza poética de Mizoguchi.
O cinema moderno pode não ter suplantado a força do cinema clássico mas sem dúvida conseguiu, através do enfrentamento, o lugar de honra à mesa. Shindô conseguiu através de seu "Onibaba" lutar com os mestres equilibradamente e se fazer ouvir. Com dignidade, acima de tudo.

Miguel Haoni
(APJCC, 2009)


Serviço


Dia 09/07 (quinta)
às 18:30 h
No Teatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: CCBEU
Parceria: APJCC


Programação completa de julho na comunidade do Cine CCBEU no orkut:

Um comentário:

Carlos Corrêa disse...

Um espetáculo e tanto!