1.5.09

Por ocasião do cancelamento do Ciclo de Palestras Robert Bresson

Devido a um grave problema de saúde na família, gostaria de utilizar esse espaço para me desculpar pela impossibilidade de, no momento, honrar o compromisso de estar em Belém para a realização de um ciclo de palestras sobre Robert Bresson, previsto para o período de 4 a 8 de maio, no IAP. Ressalto que tal convite muito me honra, assim como as manifestações de apreço e respeito que recebi  nos últimos dias em razão do evento, pelo qual agradeço às pessoas e  instituições envolvidas (Cineclube da Aliança Francesa na pessoa de Mateus Moura, IAP, Associação de Jovens Críticos Cinematográficos do Pará e Secult).


Por outro lado e também por respeito a essas mesmas instituições e pessoas que me ofereceram tamanha oportunidade, não posso me eximir de repudiar a reação intempestiva e isolada da coordenação cultural da Aliança Francesa de Belém (na pessoa de Kelly Kallynka Cruz), quando da minha comunicação do imprevisto, a mais de 72 horas do evento. Sob a justificativa de que a passagem aérea de ida já havia sido emitida e de que um contrato havia sido assinado, foi imediatamente descartada a alternativa de um adiamento do ciclo de palestras e, pior, até sugerida que minha morte seria uma melhor solução para o não cumprimento do prazo estipulado.


Mais grave que a grosseria e total ausência de sensibilidade e preparo, a reação em questão revela muito da maneira “ a qualquer custo” que muitas pessoas encaram a realização de eventos culturais no Brasil. E só por isso venho a público escrever a respeito.


Convém esclarecer que me foi sugerido ainda se não havia outra pessoa para eu mandar no meu lugar, a fim de garantir o ciclo. Desrespeito não só a mim, como ao público e, principalmente, às instituições que me convidaram.


Espero que a direção da Aliança Francesa, entidade da qual fui bolsista por mais de três anos e a qual sou muito grato também pelo apoio às minhas atividades cineclubísticas, saiba apurar os fatos com o devido cuidado e serenidade, ainda mais em um momento de tantas e prestigiosas promoções culturais por ocasião do Ano da França no Brasil.


A todos, minhas sinceras desculpas pelo inconveniente.


Adolfo Gomes

Nenhum comentário: