7.5.09

Festival Jean Vigo - Belém na Aliança Francesa

Cineclube Aliança Francesa apresenta:



Festival Jean Vigo - Belém



Agora com estrutura e infraestrutura, o Cineclube Aliança Francesa recebe em casa seus espectadores. Pra comemorar esta saudável e agradável mudança nada mais legal do que um belo e esperado festival.
Jean Vigo, o “enfant terrible”, poeta cinematográfico eterno, será o tema do festival, que terá como convidado Miguel Haoni, integrante da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC).
Foi numa Mostra Jean Vigo que o então cineclubista André Bazin conheceu o cinéfilo François Truffaut. Anos mais tarde, depois da revolução crítica com a Cahiers du Cinema nos anos 50 e a cinematográfica com a Nouvelle Vague, o já cineasta Truffaut homenageia o falecido guru da crítica quando é proposto um Festival Jean Vigo em Paris.
Este, em Belém, com mostra e discussão completa da filmografia, pretende homenagear os três. Ver Jean Vigo e discutir o que André Bazin e François Truffaut escreveram e pensaram sobre cinema é mergulhar na cultura francesa. Enquanto os turistas visitam a Torre Eiffel, Belém recebe todo o espírito inconformado e trágico, belo e puro, dos gênios franceses.

Mateus Moura.


Programação:


Dia 13/05/09 (quarta-feira, às 19:30)


A propósito de Nice (A pròpos de Nice). 1929. p/b. / Taris. 1931. p/b.




Pode parecer estranho, mas um nome brasileiro é essencial quando se fala de Jean Vigo. Este nome é Paulo Emílio Sales Gomes. Escritor, crítico e historiador de cinema, escreveu obra fundamental para pretendentes vigonianos. O livro - de título “Jean Vigo” - é um trabalho histórico biográfico sobre o cineasta francês. Além de ser um importantíssimo documento, se reflete as influências que Vigo sofreu (mais notadamente a de seu pai: Almereyda), a construção de sua personalidade e de seus filmes, a recepção crítica de sua obra e, o melhor, a análise de seu estilo através de seus filmes, roteiros e anotações.
Nessa biografia crítica, ao passar pelo primeiro filme de Vigo, Paulo Emílio afirma que além de sentimentos e ideologias, “A Propos de Nice” carregava um estilo. E estava certo. Nessa primeira sessão do Festival Jean Vigo serão apresentados dois curtas-metragens: A Propósito de Nice (“um ponto de vista documentado da cidade de Nice”), e Taris, rei da água, um filme encomendado sobre natação e seu astro nadador.
O Festival começa. Quem sabe dessa primeira exibição não saiam sonhadores querendo filmar Belém do seu ponto de vista. A maioria dos cineastas se formaram em cineclubes. A verdade é que um sem o outro é como um corpo sem alma, Nice sem carnaval, ou Taris sem água.

Mateus Moura.



Dia 20/05/09 – Zero em comportamento (Zéro de conduite). 1933. p/b.
Dia 27/05/09 – O Atalante (L’Atalante). 1934. p/b.

SERVIÇO:


Local: Aliança Francesa (Tv. Rui Barbosa, 1851 (entre Mudurucus e Conselheiro Furtado)



Horário: 19:30


Legendas em português


Entrada Franca

Um comentário:

carla souza tiribaxi disse...

gostaria de ter contacto com uma pessoa ajuramentada em frances para a traduçao de papeis como passaport,certidao de nascimento,e cartificado de solteiro entrar en contacto ao 32551514 com carla