31.5.09

APJCC apresenta a primeira discussão séria na cidade sobre o cinema de animação

Cineclube Aliança Francesa apresenta:


Ratatouille. Brad Bird. 2009. Animação. Cor. 111’.




Se a Literatura nasce da escrita que tinha a finalidade de registrar a fala e a Pintura nasce do desenho rupestre que registrava o cotidiano dos homens em rochas, a linguagem da Pixar tem sua raiz em um aparelho que foi criado para armazenar dados na II Guerra Mundial: o computador. Não fosse o artista, o computador continuaria sendo um frio armazenador de dados – fica provado, assim, que é impossível prever de onde virá a arte; e é justamente esse o tema da obra-prima Ratatouille.
Um dos mais belos poemas ao processo artístico, de sua criação até sua apreciação; uma das mais brilhantes reflexões sobre o que diferencia a arte da produção em série, Ratatouille encontra nas mãos do artista Brad Bird a possibilidade de (através da narrativa de um ratinho simpático que tem paixão pela arte da culinária, mas que por ser rato terá problemas em se tornar um chef), tecer diante de nossos olhos emocionados um dos mais cativantes contos sobre o amor à arte e todas as possibilidades e sensações que ela desperta nos seres que se permitem ser suscetíveis a ela. E para concretizar essa narrativa Bird usa de todo o potencial de sua linguagem: planos-sequência inconcebíveis no cinema, um zoom que se aproxima tanto do personagem que enxerga sua lembrança e um retrato dos mais belos já realizados da cidade de Paris – recriada aqui não para ser “fiel” a “original”, mas para ter o efeito narrativo de ser tão poética que é difícil imaginar que a história pudesse se dar em outro lugar com a mesma atmosfera de encanto.
Se quem está lendo esse texto está pensando que Ratatouille é um daqueles “filmes” para criança que é tão bom que diverte até os adultos, me desculpe, mas você não poderia estar mais enganado. Ratatouille é um daquelas animações (feita, sim, para o público infantil) que é tão boa que cativa o público capaz de apreciá-lo em sua essência: os amantes de grandes filmes que também entendem e respeitam as grandes animações.
O grande chef Gusteau estava certo ao dizer ao ratinho Rémy que “todos podem cozinhar” – porque isso não quer dizer que qualquer pessoa é naturalmente artista, mas que a arte pode vir de qualquer lugar; nem que seja do mais insignificante rato.

Felipe Cruz



SERVIÇO:
Local: Aliança Francesa (Tv. Rui Barbosa, 1851, entre Mudurucus e Conselheiro Furtado)
Datas: 03/06/09
Horário: 19:30
Legendas em português
Entrada Franca

2 comentários:

Gilson disse...

Vocês dividem os esforços em vários blogs e poderiam concentrar tudo num só lugar.

http://cineliberoluxardo.blogspot.com/

http://espacomunicipalcineolympia.blogspot.com/

Gilson

Gilson disse...

Sei que são várias instituições com várias pessoas envolvidas, mas alguns abaixo, que têm a proposta de colocar todo o circuito alternativo da cidade, acabam dividindo esforços e nenhum fica totalmente atualizado.

Mais:
http://sessaocult.blogspot.com/
http://cineliberoluxardo.blogspot.com/
http://espacomunicipalcineolympia.blogspot.com/
http://www.accpara.blogspot.com/
http://cllsomnatela.blogspot.com/
http://cllmaldita.blogspot.com/
http://apjcc.blog.terra.com.br/

Gilson