23.4.09

Ciclo de palestras "Bresson - olhos para o impossível"

Cineclube Aliança Francesa apresenta:



Ciclo de palestras audiovisuais “Robert Bresson – olhos para o impossível”



Os amantes de cinema da cidade das mangueiras que se preparem. Um momento histórico dentro do circuito alternativo cinematográfico se anuncia: seu maior cinéfilo volta à cidade e, durante uma semana, falará do seu maior amor.
“Robert Bresson- Olhos para o impossível”, graças ao “Ano da França no Brasil”, será o título de um conjunto de palestras ministradas por Adolfo Gomes no espaço do Instituto de Artes do Pará, no período de 04 a 08 de maio. No total serão 10 palestras, cada uma com um tema próprio, embasado na obra do cineasta francês.
“'Tudo é graça...", "Estilo e transcendência", "'O diabo que passa...", são alguns títulos das aulas. Acontecerão duas por dia. Uma de manhã (das 9h às 12h) e outra à tarde (das 15 às 18h).
Todas as aulas são inéditas e individuais, por isso quem perde uma pode ir na outra sem se preocupar com continuidade. Além da aula, alguns filmes serão exibidos e debatidos. O evento é gratuito e não haverá necessidade de inscrições. É chegar, sentar, ouvir e ver.
Quem faz parte do movimento cineclubista em Belém, como espectador, programador ou crítico já ouviu, sem dúvida, esses dois nomes: Robert Bresson e Adolfo Gomes. O primeiro, francês, um cineasta e pensador de cinema. O segundo, brasileiro, um crítico e pensador de cinema. Quem não conhece, um ou outro, é ainda mais bem-vindo, nunca é tarde.
O “Ano da França no Brasil”, assim como foi recentemente o “Ano do Brasil na França”, pretende promover justamente esse diálogo, esse abraço entre brasileiros e franceses.
Para a cidade de Belém, ávida por cultura de qualquer tempo e lugar, este ciclo de palestras é um presente, tanto por questões nostálgicas, quanto evolutivas. Quem acompanhou sabe da heróica militância cineclubista de Adolfo Gomes durante anos na cidade, do seu poder de crítica e do seu grande amor pela obra de Bresson. Esses dois teimosos, no campo de batalha da sala escura, enfim promoverão publicamente seu encontro. GOMES/BRESSON, cabe ao público assistir, aprender e aplaudir.

Mateus Moura.



SERVIÇO:
Local: Instituto de Artes do Pará (IAP)
De 04 a 08 de maio (segunda à sexta)
2 palestras por dia: de manhã ( 9h às 12h) e de tarde (15h às 18h)
Entrada franca.

Nenhum comentário: