16.8.13

Filme de John Carpenter marca retorno do “Coisas de Cinema”


Cineclube de Icoaraci retoma atividades com exibição de “Os aventureiros do bairro proibido”



Uma das reclamações mais frequentes do público de cineclubes é que as iniciativas, em Belém, só acontecem no centro da cidade. Em 2010, o “Coisas de Cinema” surgiu como uma opção para o público do distrito de Icoaraci. A parceria entre a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e o Espaço Cultural Coisas de Negro retoma suas atividades depois de um hiato de 2 anos, em função de problemas técnicos e de estrutura.

“As sessões que a APJCC organiza desde sua fundação movimentaram a cidade em um período em que a cultura cineclubista estava acamada, estéril, ter um cineclube em Icoaraci possibilita criarmos mais descobertas. Infelizmente ainda existem pessoas que não podem se locomover até o centro, por um sem números de motivos”, declara Aerton Martins, curador do projeto Coisas de Cinema e um dos fundadores da APJCC.

As sessões semanais às quartas-feiras foram desenvolvidas com o propósito de exibir filmes importantes para a história do cinema e obras desconhecidas pelo grande público, independentemente do país de origem, ano de produção e gênero. A proposta foi cumprida e projeções de cinema brasileiro, italiano, americano, coreano e chileno ganharam a tela do Coisas em um ano de atividades. Quanto aos gêneros, terror, drama, suspense e romance são só alguns dos que estiveram presentes.

Sessão de retorno

Sob a curadoria de Aerton Martins, a sessão de retorno exibe um filme que é clássico absoluto para quem cresceu vendo televisão nas décadas de 1980 e 1990: Os aventureiros do bairro proibido. Lançado em 1986, o filme não nega a estética oitentista, década muitas vezes menosprezada por certa ala da cinefilia.

A direção de um dos maiores autores do cinema norte-americano, John Carpenter (mais conhecido por “Halloween: a noite do terror” e pelas duas “Fugas”, de NY e de LA), flerta com o cinema fantástico e com o gênero de artes marciais para contar uma estória envolvendo feitiçaria chinesa no submundo da Chinatown de São Francisco.


Reafirmando o valor de uma das parcerias mais celebradas do cinema, o filme é protagonizado por um carismático Kurt Russell. Ele interpreta Jack Burton, um caminhoneiro que, ao ajudar um amigo, vê-se envolvido na luta contra uma maldição milenar, materializada na figura do feiticeiro Lo Pan. Outros destaques do elenco são Kim Cattrall, Dennis Dun e James Hong.

“Os aventureiros do bairro proibido” será exibido no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h30. A entrada é franca.

Serviço:
Coisas de Cinema apresenta “Os aventureiros do bairro proibido”
Data: 21 de Agosto (quarta)
Horário: 19h30
Local: Espaço Cultural Coisas de Negro – Av. Lopo de Castro (antiga Cristovão Colombo), 1081/ Icoaraci
Entrada franca!

Realização: APJCC e Espaço Cultural Coisas de Negro
Informações: (91) 81522588

Nenhum comentário: