17.10.11

APJCC ministra mini-curso em Curitiba

Centro Acadêmico Zé do Caixão e Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema apresentam:

Mini-curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica (O Estilo no filme de Gênero)

Cinema é a arte das imagens em movimento. Como arte é o canal de expressão de homens e mulheres que concebem o mundo sob um prisma poético. Como imagens é o espelho da humanidade nos últimos 115 anos: suas ilusões, vergonhas, vitórias e medos projetados em 24 quadros por segundo. E como movimento é a música da luz, a montanha russa nas mais impressionantes paisagens do inconsciente.
Tudo isso, porém, quase sempre passa batido na nossa convencional fruição de filmes. A dieta viciada de audiovisual imposta pela indústria massiva de imagens, nos impede de perceber o universo por trás dos "roteiros e atuações".
Poesia em cinema é feita de zoom e travelling; do comportamento da câmera à mise-en-scène; do enquadramento criativo à duração do plano. Em resumo: da forma como se manipula a linguagem cinematográfica.
Nesse sentido, o Centro Acadêmico Zé do Caixão e a APJCC, propõem o Mini-curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica (ministrado por Cauby Monteiro e Miguel Haoni*), que com a ajuda da História Contemporânea e da Filosofia da Arte pretende lançar um outro olhar sobre o fenômeno audiovisual artístico.
O curso pretende, através da análise estilística do "Filme de Gênero" observar como diferentes cineastas concebiam a arte em momentos chave de sua evolução histórica.
A partir do debate crítico, leitura de textos e análise do filme "Rastros de Ódio" de John Ford , o curso pretende desvendar de que maneira esta linguagem de imagens é tecida na construção de discursos e sensações, configurando parte fundamental de nossa experiência no mundo contemporâneo.

*Cauby Monteiro 
Idealizador e fundador da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e membro do "Cinema em Transformação". Coordenou entre 2008 e 2009, a Sessão Maldita no Cine Líbero Luxardo. Tem uma produtora de filmes independentes chamada Antifilmes produções.


Miguel Haoni
Cineclubista e diretor da APJCC. Coordenou os projetos Cine Uepa, Cinema na Casa e INOVACINE/FAPESPA e atualmente, coordena o Cine CCBEU, o projeto APJCC Debate de intervenção crítica no meio digital e ministra Cursos de História(s) do Cinema na capital paraense.

Serviço:
Centro Acadêmico Zé do Caixão e Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema apresentam: Mini-curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica (O Estilo no filme de Gênero)
8 horas/aula
Ministrantes: Cauby Monteiro e Miguel Haoni (APJCC)
dias 3 e 4 de novembro (quinta e sexta)
das 14 às 18 horas
no auditório da FAP (Faculdade de Artes do Paraná) - Rua dos Funcionários, 1357 - Cabral

Informações pelo fone (41) 3250-7313
Investimento: 10 R$
VAGAS LIMITADAS

Realização: Cineclube Zé do Caixão e APJCC
Apoio institucional: FAP e Cinemateca de Curitiba

Nenhum comentário: