17.5.11

Cine CCBEU comemora dois anos com programação especial




O Cineclube do Centro Cultural Brasil Estados Unidos comemora 2 anos de atividades nesta quinta-feira, dia 19, e promove uma grande homenagem ao seu público.

O evento começa às 18:30 com a exibição do filme "Busca Frenética" de Roman Polanski - realizador eleito pelo público na enquete do facebook APJCC Pará: "Qual diretor você gostaria de (re)ver no aniversário de 2 ano do Cine CCBEU?". Segundo Miguel Haoni, coordenador do projeto, "esta foi mais uma oportunidade para o público afetar diretamente a programação do cineclube, política esta que pautou nossa curadoria neste 2° ano". Acreditando na agregação maior de seu público, a coordenação do cine promove sessões mensais nas quais os frequentadores elegem e dão o tratamento para o filme escolhido.

Mas a celebração não pára por aí! Após a exibição - e o tradicional debate, conduzido pelo fundador da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, Cauby Monteiro - o público participará de um quiz sobre conhecimentos cinematográficos no qual concorrerão a livros de cinema e camisas do Cine CCBEU. "O plano aqui não é instigar o espírito competitivo, mas sim presentear os participantes nessa dinâmica da brincadeira", afirma Haoni.


O cineclube celebra seu 2° ano de existência tendo como meta a manutenção do entrosamento entre a organização e os frequentadores. Segundo a coordenação do evento, grande parte do sucesso da atividade - que se configura hoje como um dos pontos de exibição mais importantes da região Norte - deu-se em função da assimilação massiva do público à proposta do cine. "O descaso do público foi responsável pelo fechamento dos cinemas de rua no Brasil inteiro. É responsabilidade dos cineclubes, através do contato humano e democrático, reacender o interesse das platéias pelo ritual sagrado da fruição coletiva de filmes. É assim que se constrói uma comunidade cinéfila", conclui Haoni.



"Busca Frenética", de Roman Polanski


Dr. Richard Walker viaja para a França acompanhado por Sondra, sua mulher. Nos planos de viagem estão um congresso de medicina e uma segunda lua-de-mel, o que seria um respiro num casamento rotineiro e frio. Porém, o diretor Roman Polanski tem outros planos para o casal. Se utilizando de um McGuffin absurdo ele abduz Sondra e lança Dr. Walker numa cidade das sombras, um pesadelo hitchcockiano do homem errado, da mala errada, das perguntas e respostas erradas.

Pegando emprestado o estilo de Hitchcock(em sua decupagem analítica, em sua mise-en-scène extremamente expressiva), Polanski adequa-o a sua atmosfera de terror, homenageia o mestre, mas não destitui a obra de sua autoria.

Cauby Monteiro (APJCC - 2011)

Serviço:

Dia 19 de maio (quinta)
às 18h30
No Cine-teatro do CCBEU - Tv. Padre Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Fox Video

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut 
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook da APJCC
Fone: (91) 8717-9683

Nenhum comentário: