25.5.11

Cine CCBEU apresenta "Barry Lyndon", de Stanley Kubrick


Um dos últimos filmes dirigidos pelo brilhante Stanley Kubrick, Barry Lyndon traz a história de vida do jovem Redmond Barry (Ryan O'Neal, de Love Story - Uma História de Amor e A Marca do Passado) e todas as experiências, boas e ruins, pela qual passa durante sua jornada. Baseado na obra de William Makapeace Thackeray.
A fita dupla é dividida em duas partes pelo próprio diretor. Na primeira hora de filme é apresentado o pano de fundo: Reino Unido, século XVIII, a Irlanda está sendo invadida pelo exército francês e o jovem Barry é ainda um inexperiente camponês que vive com a mãe.
Eis que surge o primeiro amor: sua prima Nora Brady (Gay Hamilton). A moça, ousada, provoca o primo e aguça sua obsessão. Chega então à cidade as tropas do exército inglês e junto com elas o capitão John Quin (Leonard Rossiter, de A Pantera Cor-de-rosa e 2001, Uma Odisséia no Espaço) por quem Nora se interessa.
Para a infelicidade de Barry os dois resolvem se casar, mas ele está disposto a lutar por seu amor a qualquer custo e desafia o capitão para um duelo. Os irmãos da noiva, junto com Quin armam uma armadilha e deixam o jovem pensar que matou o capitão e é obrigado a fugir.
Começa a viagem de Barry rumo ao mundo real. Logo no primeiro dia é assaltado e sem nenhum pertence, com medo de ser preso, alista-se no exército. Depois de muito tempo nas batalhas decide fugir e vira soldado das tropas da Prússia (aliada do Reino Unido na guerra contra a França).
Os primeiros meses não são nada bons para Barry, mas ele salva a vida do capitão Potzdorf (Hardy Kruger, de Hatari! e Uma Ponte Longe Demais) durante uma batalha e, como recompensa, torna-se, seu braço direito. Cinco anos se passam, até que ele é escolhido para espionar o Chevalier de Balibari (Patrick Magee, de Carruagens de Fogo e Laranja Mecânica), um jogador desonesto.
Mas o Chevalier e Barry se tornam amigos e ele mantém a vida dupla, entre fornecer falsas informações a Potzdorf e fingir ser empregado do Chevalier, por um bom tempo. Numa das viagens que faz à Bélgica, conhece a jovem e bela Lady Lyndon (Marisa Berenson, de Cabaret e Morte em Veneza), condessa de Lyndon, viscondessa da Inglaterra e baronesa da Irlanda, que é casada com um homem bem velho.
Barry se encanta com a moça, porém não é só a beleza que importa nesse momento, o jovem camponês se tornou ambicioso e Lady Lyndon tem o que ele procura: dinheiro. Quando a condessa perde o marido, ambos decidem-se casar, começa então a segunda parte da vida de Barry, Redmond Barry deixa de existir e passa a dar lugar a Barry Lyndon. Nesta parte é apresentada sua ascensão seguida do declínio.
Lady Lyndon já possui um filho de seu primeiro casamento, Lord de Wendover (André Morell), o qual não concorda com a união da mãe a um explorador como Barry. Principalmente quando o filho do casal nasce e todas as atenções são voltadas para essa criança.
Os primeiros anos de casado são perfeitos; tudo o que sempre quis (artigos de luxo, belas mulheres, iguarias deliciosas e bebidas finissimas), ao alcance das mãos. Porém o dinheiro não dura para sempre e a obediência de um adolescente também não.
Lord de Wendover desafia o padrasto na frente de convidados da família e é expulso de casa. Após este acontecimento a vida de Barry começa a se deteriorar. Tudo o que possuía e prezava escapa de suas mãos: ele termina como começou, pobre e sozinho, contando apenas com sua mãe.

* * *

CINE CCBEU: espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema.
Numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e Cineclube Amazonas Douro, o Cine CCBEU funciona às quintas-feiras,18:30, e apresenta dia 26 de maio o filme "Barry Lyndon" de Stanley Kubrick, excepcionalmente (e infelizmente!) no auditório do CCBEU (Padre Eutíquio, 1309).
No dia 2 de junho, o Filme da Platéia será "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" de Jean-Pierre Jeunet com comentários de Érica Magalhães. Ainda em junho será exibido o filme palestino "O que resta do tempo", de Elia Suleiman (16/06) e curtas de Danielle Fonseca, seguido de bate-papo com a realizadora (30/06).
Sempre com entrada franca!


***

Serviço:
Dia 26 de maio (quinta)
às 18h30
excepcionalmente no auditório do CCBEU - Tv. Padre Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook da APJCC
Fone: (91) 8717-9683

Nenhum comentário: