15.12.10

Filme de Jean Renoir esta sexta no Colégio Sucesso

Cineclube do Colégio Sucesso apresenta:

"A Marselhesa", de Jean Renoir



Jean Renoir foi o cineasta que mais amou a humanidade. Sua fé profunda nos homems e mulheres está impressa em cada filme que realizou em seus 47 anos de carreira. Este amor entretanto não era de maneira alguma ingênuo. Renoir compreendia e retratava as limitações e defeitos da natureza humana. Eles eram material para o seu exercício de tolerância e respeito.

Nos anos de 1930, com a chegada do som no cinema francês, Jean Renoir inscreveu definitivamente seu nome como um dos mestres do cinema e pilar do chamado "realismo poético" do entreguerras. O movimento aliava denúncia e lirismo e sobre esta base, Renoir lança em 1938 um filme acerca de um dos mais importantes movimentos humanos: a Revolução Francesa.

A Marselhesa é a história escrita sob a perspectiva de um pequeno batalhão que se alia ao esforço revolucionário nos tumultuosos 1790. No filme, o diretor interessa-se sobretudo pelos aspectos humanos, a amizade e os conflitos que assemelham grupos díspares como a corte em Versalhes e a pequena comitiva de Marselha. A delicadeza do estilo e o humor da dramaturgia insuflam vida à secas linhas da História. Apesar do roteiro ter sido escrito inteiramente com o resultado de incansável pesquisa e estudo, o olhar de Renoir empresta leveza aos "fatos".

A Marselhesa é um retrato terno sobre a força dos homens e sobre a esperança de liberdade. Entretanto sem os usuais maniqueísmos. Renoir dizia "o mal da humanidade é que todos têm suas razões". Ainda bem que existem sujeitos como ele para nos ajudar a entendê-las.

Miguel Haoni (APJCC - 2010)

Serviço:


Dia 17 de dezembro (sexta)
Às 18h30
No Auditório do Colégio Sucesso - Mauriti entre Pedro Miranda e Antonio Everdosa
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e Grupo Ideal
Apoio:Colégio Sucesso e Cineclube Amazonas Douro
Informações: (91) 8813-1891

Nenhum comentário: