7.12.10

Cine CCBEU exibe segunda parte do doc. "Uma viagem pessoal pelo cinema americano com Martin Scorsese"

Cine CCBEU apresenta:

"O Ilusionista e o Contrabandista" - Continuação de "Uma viagem pessoal pelo cinema americano com Martin Scorsese"


Para se tornar um grande contador de histórias, um cineasta precisa muitas vezes dominar os recursos tecnológicos da linguagem, tornando-se um técnico ou mesmo um ilusionista. "A câmera mente 24 vezes por segundo" afirma Brian de Palma e é nesta perspectiva que o documentário de Martin Scorsese analisa a evolução do cinema americano: do close-up de D.W. Griffith aos efeitos digitais de George Lucas, passando pela chegada do som, das cores, das telas largas e do seu uso na mão dos mestres.CINE CCBEU: espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema.

Entretanto, com muito ou pouco dinheiro, o cinema só é cinema quando dá forma a imagens poderosas. No sistema de estúdios, o filme B representava baixos orçamentos mas também grandes liberdades de criação e discurso. É neste cenário que surge um personagem fundamental na história do cinema americano: o diretor-contrabandista - aquele que mesmo com a corda do sistema ao pescoço conseguia imprimir a sua visão. Estamos falando dos anos 40, que diferente da década anterior, foi um tempo de forte censura e paranóia. Aqui aparece o sub-gênero clássico mais amargo e violento: o film noir. Expressão cunhada pela crítica francesa para descrever os filmes de crime americanos que receberam em bloco após o fim da 2° Grande Guerra. A liberdade estética e a crítica à ideologia dominante marcavam o conjuto da produção, notadamente enriquecida por artistas e técnicos expatriados da Europa.


É com este material histórico que Scorsese dá prosseguimento a sua "viagem pessoal pelo cinema americano".


Miguel Haoni (APJCC - 2010)


Numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) , Cineclube Amazonas Douro e o apoio da Rede Norte de Cineclubes, o Cine CCBEU funciona às quintas-feiras,18:30, e apresenta dia 9 de dezembro, excepcionalmente no auditório, o episódio "O Ilusionista e o Contrabandista", dando sequencia ao ciclo "Uma viagem pelo cinema americano com Martin Scorsese".


No dia 16/12, será exibida a parte "O Contrabandista e o Iconoclasta".
Sempre com entrada franca!


Serviço:
Dia 9 de dezembro
Às 18h30
Excepcionalmente no Auditório do CCBEU - Tv. Pe Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA

Realização: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e Centro Cutural Brasil Estados Unidos
Apoio: Cineclube Amazonas Douro e Rede Norte de Cineclubes

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Contato: (91)88131891

Nenhum comentário: