20.4.10

INOVACINE lota sessão em Soure

Matéria publicada em: 19/04/2010



A sessão de cinema realizada neste domingo (18 de abril) pelo projeto INOVACINE levou centenas de pessoas ao trapiche de Soure. A projeção encerrou as atividades de mais uma oficina de formação cineclubista realizada pelo projeto. A oficina teve a participação de jovens de escolas, comunidades, grupos de teatro e de projetos como Pro-Jovem e Cavalgar, além de estudantes que participam do programa PIBIC-Júnior, da Fapespa, sob a tutoria da professora-doutora Bete Vidal.

Com o apoio do Ponto de Cultura Cruzeirinho, do Centro de Referência e Assistência Social e da Secretaria de Turismo do Município, a oficina projetou e realizou debates sobre os filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha (dia 16) e “O Atalante”, de Jean Vigo (dia 17). Na programação de domingo, estavam os filmes realizados de forma coletiva por jovens através do projeto “Resistência Marajoara”, premiado pela Fundação Nacional de Arte: “A lenda da cobra grande”, “A Festa da cobra”, além  de documentários com ativistas e mestres da cultura local, como Regatão, Paulo Alex, Dirlene Silva e Ronald Guedes.

De acordo com Cris Penante, uma das realizadoras do Coletivo Resistência Marajoara, e também participante da oficina, o leque de conhecimentos que ela adquiriu serão repassados à comunidade. Ela diz que a “o acontecimento foi bastante importante”. O estudante Miguel Brasil Silva, que também participou da oficina, afirma que o material trabalhado na oficina vai servir como base para um futuro cineclube sourense: “a forma bastante esclarecedora que nos foram repassados os conceitos nos faz vir a refletir sobre os autores e as obras, ou seja, um olhar crítico e social”

FELLINI NO TAPAJÓS - O midiativista Jáder Gama, que coordena a ONG Puraquê, em Santarém, informou ontem que a semente plantada pelo INOVACINE já está a dar frutos no município. Gama disse que na noite de ontem foi oficialmente inaugurado o CINECLUBE PURAQUÊ, com a projeção do filme “Oito e meio”, de Frederico Felini. De acordo com Mateus Moura, da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, entidade parceira da Fapespa no INOVACINE, “esta foi a melhor notícia dos últimos tempos”.

BRAGANÇA – a próxima parada do projeto será no Município de Bragança, entre os dias 24 de abril e 1 de maio. O INOVACINE tem promovido, desde setembro do ano passado, sessões cineclubistas e oficinas nos pontos de cultura e infocentros do NavegaPará, em Belém e no interior do Estado. Os diálogos são gravados e uma brochura com o teor dos mesmos será lançada em seminário que vai discutir cinema paraense, previsto para acontecer no segundo semestre deste ano.

©

FONTE: Ascom/Fapespa

Nenhum comentário: