13.4.10

INOVACINE estréia filmes do “Resistência Marajoara” em Soure

No mês em que se comemora o nascimento de Giovanni Gallo (27/04/1927- 06/03/2003), o INOVACINE vai até o município de Soure e promove a estréia dos filmes realizados no âmbito do projeto “Resistência Marajoara”. A sessão será realizada na noite de domingo, 18 de abril, no Ponto de Cultura Cruzeirinho. Antes disso, de sexta a domingo, dias 16, 17 e 18 (de manhã, de tarde e de noite), o INOVACINE desenvolve a sua já tradicional oficina de formação cineclubista.

O coordenador do INOVACINE, Francisco Weyl, vencedor do prêmio “Residências Estéticas em Pontos de Cultura” (Funarte-2009), através do qual realizou o projeto “Resistência Marajoara”, diz que esse é o diferencial do INOVACINE. Além de formar, o projeto promove ações que tem raízes na história local e global. Segundo Weyl, estrear os filmes coletivos realizados por jovens que desconheciam cinema e nunca pegaram em câmera é acima de tudo, um ato de ousadia e uma ação inovadora de inclusão social e cultural.

“Giovanni Gallo fincou o Museu no Marajó em Cachoeira do Arari (Marajó-1972). Este Museu traduz e afirma o conhecimento dos povos tradicionais e a relação do homem marajoara com o seu espaço. E para isso Gallo precisou apenas de coragem e simplicidade, além do próprio apoio da comunidade. É isso que o Resistência Marajoara fez, partilhou com a juventude de Soure este sonho de fazer cinema. É isso que o INOVACINE faz: cinema e cineclubismo, para afirmar a história do povo amazônida, para que este povo tenha o direito inalienável de criar, produzir e dialogar sobre cultura, para além dos padrões que as indústrias culturais globais tentam nos impor”, desabafa.

De acordo com Andrea Scaffi Moraes, ativista do Cruzeirinho, há uma grande movimentação em Soure para esta estréia. Scaffi diz que, em função das rádios terem anunciado a sessão, muitos jovens já mostraram interesse em participar da oficina. Estes jovens, segundo ela, são originários de escolas, comunidades, grupos de teatro e de projetos como Pro-Jovem e Cavalgar, em andamento no Marajó. Além destes jovens, estão confirmadas as participações de cerca de dez estudantes que participam do programa PIBIC-Júnior, da Fapespa, sob a tutoria da professora-doutora Bete Vidal.

O INOVACINE é um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará em parceria com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e a Empresa de Processamento de Dados do Pará. Desde setembro do ano passado, o INOVACINE tem promovido sessões cineclubistas e oficinas nos pontos de cultura e infocentros do NavegaPará, em Belém e no interior do Estado. Os diálogos são gravados e um brochura com o teor dos mesmos será lançada em seminário que vai discutir cinema paraense, no segundo semestre.

SERVIÇO – Oficina de formação cineclubista. Ponto de Cultura Cruzeirinho. Soure. Marajó, Dias 16, 17 e 18 de abril (o dia inteiro). Além de participar da oficina de formação, a juventude de Soure assistirá e participará de debates sobre os filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha (dia 16) e “O Atalante”, de Jean Vigo (dia 17). Os filmes do “Resistência Marajoara” em estréia são os seguintes: “A Festa da Cobra”, “A Lenda da cobra grande”, “Trilogia Marajoara”, “Mestre Regatão” (todos realizados coletivamente).

© FONTE: Ascom/Fapespa

(http://www.fapespa.pa.gov.br/?q=node/1361)

Nenhum comentário: