25.2.10

Jovens insanos

Jovens. Cinema. Muito suor, sangue e projeção. Nossa cidade estava entregue às baratas há três anos, quando falamos em cineclubismo. Mas o vento depois soprou forte. Nem todo mundo reconhece, na verdade pouca gente reconhece. Não tenho nenhum pudor em dizer que está na cara, é a mais pura e cristalina verdade. A APJCC já foi acusada de insana, arrogante, que seus integrantes são doidos varridos, mas uma coisa é certa; ela deu o pontapé inicial para que muita gente acordasse na mangueirosa, gente que apreciava o trem dos Lumière passar, sem saber o que fazer. Hoje Belém respira melhor, a Accpa – antiga Apcc-  depois de uma linda hibernação, voltou a movimentar a cidade, cuida de muitos cineclubes, outros grupos tomaram como exemplo e espaços surgiram, um trabalho louvável.

O começo... Miguel Haoni, Mateus Moura e Felipe Cruz começaram organizando mostras no Cine Uepa, com debates, cartazes, textos, convidavam artistas para participar do processo. E lá se vão três anos! Estava na cara que objetivos iguais se encontrariam nessa estrada. Outra turma- do Cefet-, que organizava o Cine Trashformação, liderado por Max Andreone e Cauby Erick, e o grupo que formei junto com Rodrigo Cruz e Fábia Cruz - Os Fellinianos-, que organiza (não sei se ainda organizará esse ano) a famosa Sessão Maldita desde 2007, iriam se esbarrar. Hoje ainda é essa mesma turma que configura a APJCC. Miguel e Mateus não querem só exibir filmes, ainda é muito pouco. Desejam repassar aos outros suas experiências cineclubistas, dizendo ao mundo o quanto é lindo e penoso dançar nesse terreno, cheio de esperanças e desesperanças.

Eles estão agora em Santarém, numa parceria com o Governo do Estado, Secult e outros. Começaram uma oficina de formação cineclubista, que visa teoria, história e prática de cinema. Depois será a vez de Ananindeua, Bragança, Altamira e Marabá. Ainda insanos, um tanto vorazes, agressivos, mas não tão jovens. Carregam o viço de uma roseira. Amar a sétima-arte? Existe o amor? Meu confrade Mateus responde: “só existem provas de amor”. A APJCC está  no estado espalhando suas provas. Doa a quem doer.

Texto: Aerton Martins (APJCC - 2010)

Fonte: http://cinemanamangueirosa.zip.net/

Nenhum comentário: