11.2.10

Aula inaugural do Inovacine em Santarém terá transmissão web




Os infocentros do Programa NavegaPará vão se ligar no Inovacine-Fapespa. Na próxima quinta-feira, 18 de fevereiro, quem acessar ao site www.webtv.pa.gov.br a partir das 20 horas assistirá e participará de uma sessão cineclubista online no Pontão de Cultura de Santarém. Dinamizada pelo coordenador do Inovacine, Francisco Weyl, a projeção do filme “Barravento” (Glauber Rocha) marca o início da fase itinerante do projeto, resultado de uma parceria entre a Fapespa e a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC).

Além de vídeos-conferências, o Inovacine leva na bagagem até Santarém filmes de realizadores paraenses e uma oficina de formação cineclubista, que aborda aspectos históricos e teóricos da arte cinematográfica com o objetivo de preparar dinamizadores de sessões que serão estimuladas nos infocentros e pontos de cultura. De acordo com Mateus Moura (APJCC), além dos usuários de infocentros, qualquer internauta poderá interagir com a aula online e enviar perguntas por um chat moderado pela assessoria de comunicação da Fundação.

“Nós receberemos os questionamentos presenciais e virtuais e de seguida os colocaremos na roda, de forma a radicalizar a democratização do audiovisual, linkando simultaneamente quem está presente na sessão cineclubista, em Santarém, às margens do Tapajós, com todos os amantes do cinema mundial, estejam eles no centro ou em outras margens destes processos”, afirma.

A itinerância, entre fevereiro e maio de 2010, ocorrerá nos pontos de cultura e infocentros do programa NavegaPará (Belém e interior do Pará: Santarém, Ananindeua, Bragança, Altamira e Marabá). Ao todo serão cerca de dez sessões, só em Santarém. Na primeira fase, o Inovacine realizou sete sessões, projetou e discutiu dez filmes no espaço cultural Ná Figueredo, em Belém.  O cinema brasileiro, o cinema documental e o cinema local continuam as linhas norteadoras, mas não totalitárias da programação.

Os filmes continuam sob a curadoria da APJCC e as sessões, abertas ao público. Ao fim das mesmas, acontece uma conversa com o público presente às sessões. Todos estes debates estão sendo gravados e serão editados em uma brochura que será lançada durante um seminário que vai discutir o cinema na Amazônia.

O coordenador do projeto, Francisco Weyl (assessor de comunicação da Fapespa), informa que a primeira cidade visitada pelo Inovacine será Santarém (fevereiro), seguindo-se Ananindeua e Bragança (março), Altamira (abril) e Marabá (maio). Entre os parceiros, estão o governo do Estado do Pará, as secretarias de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Cultura (Secult) e Educação (Seduc), a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), e as ONGs Argonautas Ambientalistas da Amazônia, Poraquê e Saúde e Alegria - de Santarém.

REDE INOVACINE - Ciente da estratégia de democratizar o audiovisual, tornando-o instrumento de congregação comunitária e construção da cidadania participativa, o Inovacine reflete o cinema ficcional e documental e percorre com olhos e ouvidos os caminhos e as fronteiras abertas pela cinematografia que se faz na Amazônia, facilitando a criação de uma nova cultura visual em favor de uma sociedade mais justa e fraterna.

Segundo Weyl, o Inovacine quer ampliar o diálogo e partilhar conhecimentos, motivo pelo qual fez um chamamento público à participação de novos realizadores amazônidas, bem como criou uma rede social (http://www.inovacine-fapespa.ning.com), um blog (http://www.inovacine-fapespa.blogspot.com), e um e-mail (inovacine@fapespa.pa.gov.br).

“Com o desenvolvimento das práticas cineclubistas de natureza solidária, com princípios éticos e sem fins lucrativos, é possível fortalecer os laços entre os movimentos sociais, as comunidades e as instituições públicas, e ao mesmo tempo afirmar os olhares locais, sob a ótica das estéticas e poéticas dos realizadores amazônidas”, conclui.

©

FONTE: Ascom/Fapespa

Nenhum comentário: