27.12.09

Melhores de 2009

Chega a última semana de 2009 e, com ela, a hora das esperadas (por uns) e temidas (por outros) listas de melhores do ano. A APJCC apresenta a sua seleção dos dez melhores filmes que passaram pelas telas de Belém nos últimos 365 dias.

Em 2009, optamos por divulgar uma lista única que represente a opinião da Associação. Entretanto, as listas individuais elaboradas pelos críticos da APJCC  continuam sendo disponibilizadas logo abaixo da seleção coletiva.

A APJCC agradece a todos que prestigiaram nossas ações cineclubistas no ano de 2009 e deseja um 2010 com muito mais cinema!

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MENÇÕES ESPECIAIS:


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LISTAS INDIVIDUAIS:


Aerton Martins


1-Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
2-Amantes, de James Gray
3-Inimigos Públicos, de Michael Mann
4- Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes
5-A Troca, de Clint Eastwood
6-Gran Torino, de Clint Eastwood
7-Watchmen, de Zack Snyder
8- Star Trek, de J.J Abrams
9-O Lutador, de Darren Aronofsky
10- Moscou, de Eduardo Coutinho

Cauby Monteiro

1-Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
2-Amantes, de James Gray
3-Inimigos Públicos, de Michael Mann
4-A Troca, de Clint Eastwood
5-Up, de Pete Docter
6-Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes
7-Gran Torino, de Clint Eastwood
8-Alexandra, de Aleksandr Sokurov
9-Watchmen, de Zack Snyder
10-Te Amarei Para Sempre, de Robert Schwentke

Fábia Martins

1 - Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
2 - Inimigos Públicos, de Michael Mann
3 - Amantes, de James Gray
4 - A Troca, de Clint Eastwood
5 - Gran Torino, de Clint Eastwood
6 - Watchmen, de Zack Snyder
Sessão Maldita: Bunny Lake is Missing
Animação: UP

Felipe Cruz

1 - Inimigos Públicos, de Michael Mann
2 - Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino/ Amantes, de James Gray
3 - Gran Torino, de Clint Eastwood
4 - Moscou, de Eduardo Coutinho
5 - A Troca, de Clint Eastwood
6 - Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes
7 - Anti-Cristo, de Lars von Trier
Animação: UP

Mateus Moura

1 -Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino/ Amantes, de James Gray/ Inimigos Públicos, de Michael Mann
2 - Gran Torino, de Clint Eastwood/ A Troca, de Clint Eastwood
3 - Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes
4 - Inútil, de Jia Zhang-ke
5 - Moscou, de Eduardo Coutinho
6 - O Mastro de São Caralho, de Márcio Barradas
7 - Brega S/A, de Gustavo Godinho e Wlad Cunha
Animação: UP

Miguel Haoni

1 - Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
2 - Inimigos Públicos, de Michael Mann/ Gran Torino, de Clint Eastwood
3 - Amantes, de James Gray
4 - Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes
5 - O Mastro de São Caralho, de Márcio Barradas
Melhor filme exibido no circuito alternativo em Belém: Duas Garotas Românticas, de Jacques Demy

Rodrigo Cruz

1 - Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
2 - Inimigos Públicos, de Michael Mann
3 - Amantes, de James Gray
4 - A Troca, de Clint Eastwood
5 - Gran Torino, de Clint Eastwood
6 - Alexandra, de Aleksandr Soukurov
7 - Garapa, de José Padilha
8 - Brega S/A, de Gustavo Godinho e Wladmir Cunha
Animação: UP
Circuito alternativo/ cineclubes: Bunny Lake is Missing

19.12.09

"Iracema, uma transa amazônica" na tela do INOVACINE

Inovacine apresenta:

Iracema, uma transa amazônica




O Brasil é o país dos dilaceramentos. A realidade geopolítica é tão ancorada em disparidades que por vezes o brasileiro se surpreende com um país alienígena, que também é seu. Em 1974, uma equipe de filmagem resolveu mergulhar no desafio de construir uma narrativa tomando esta premissa como base, cujo resultado - o filme "Iracema, uma transa amazônica" - é talvez o trabalho mais inovador sobre os limites entre documentário e ficção já feito.

Paulo César Pereio e Edna de Cássia representam o abismo entre o "Brasil Grande" propagandeado pelo regime e a precariedade do povo que sobrevive à margem da ilusão de progresso. Orlando Senna desenvolve tal roteiro não numa escrita de ferro mas, sobretudo, no suor dos personagens.

Nesta perspectiva destaca-se, entretanto, o cine-olho de Jorge Bodanzky que ao resignificar a "realidade tomada de improviso" vertoviana dá novo sentido ao método da entrevista e das relações entre a equipe de filmagem e o universo registrado/representado.

Reexibir "Iracema" em Belém é oportunidade, não só para celebrar os 35 anos desta obra-prima, como também para reavaliarmos enquanto amazônidas o dilaceramento que abandona no meio da estrada, prostituído e banguela, este Brasil alienígena que sempre foi o nosso.

Miguel Haoni  (APJCC - 2009)




SERVIÇO:

Local: Loja Ná Figueiredo (Av. Gentil Bittencourt, 449)

Data: 21/12/09 (segunda-feira)

Hora: 18:30

Entrada franca.

REALIZAÇÃO: FAPESPA

PARCERIA: APJCC

APOIO: LOJAS NÁ FIGUEIREDO

14.12.09

Oldboy encerra programação anual do Cine CCBEU

Cine CCBEU apresenta:

Oldboy, de Park Chan-Wook




Em 1988, Dae-soo, um homem casado e com uma filha, é raptado e aprisionado sem qualquer motivo num quarto quarto de hotel.15 anos depois, ele é libertado e recebe algum dinheiro, um telemóvel e um fato novo. Desorientado, e sedento de vingança, ele luta para descobrir a razão pela qual foi preso. Mas à medida que o derradeiro confronto com o seu raptor se aproxima, Dae-soo descobre um segredo terrível...

Unanimemente aplaudido pelo público e pela crítica, Old Boy foi a grande surpresa de Cannes em 2004, ganhando o Grande Prémio do Júri presidido por Quentin Tarantino, que não poupou elogios ao realizador e ao filme.


Comentador convidado: Cauby Monteiro (presidente da APJCC)



Serviço:
Dia 17/12 (quinta)
às 18:30 h
No Cineteatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: CCBEU
Parceria: APJCC
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

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CINE CCBEU: espaço de exibição de grandes obras da cinematografia mundial e fórum regular de debates sobre arte, cultura e cinema.

Numa parceria entre Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e Cineclube Amazonas Douro, o Cine CCBEU funciona quinzenalmente às quintas-feiras, a partir das 18:30. O filme  "Oldboy", de Park Chan-Wook  encerra a programação de 2009.

A equipe do Cine agradece a presença de todos que prestigiaram o trabalho nesse primeiro ano de atividades, comparecendo às sessões e participando dos debates.

O cineclube retorna no dia 07 de janeiro com o filme "Três é Demais" abrindo o ciclo "The Magnificent Andersons - Chapter Two: Wes Anderson".

Sempre com entrada franca!

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Cine CCBEU no Orkut: Perfil e Comunidade


Novo e-mail do Cine CCBEU: cineccbeu@gmail.com

11.12.09

"A prometida de Drácula" na volta da Sessão Maldita

Sessão Maldita apresenta:

A prometida de Drácula, de Jean Rollin



Penúltimo filme dirigido por Jean Rollin, mostra a busca de um professor pelos descendentes de Drácula. Uma pista acaba levando-o a uma mansão cheia de estranhas freiras, conhecidas como a "Ordem das Virgens Brancas".

Serviço:

Dia 12/12/09 (sábado)

às 22h30

no Cine Líbero Luxardo - CENTUR

Legendas em português

ENTRADA FRANCA

7.12.09

II Mostra Melhores do Ano (2 anos de APJCC)


A Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema completa 2 anos, e uma tradição começa a se ensaiar. Dando seguimento ao que aconteceu na comemoração do primeiro aniversário, a Associação promoverá a II Mostra Melhores do Ano. O local, mais uma vez, será o Cine Líbero Luxardo, a entrada (e a conversa), como sempre, serão francas.


Existe apenas uma diferença: no ano passado, foram vistos os melhores filmes do ano exibidos no âmbito das ações da APJCC. Agora, no ano de 2009, graças  à equipe do Cine Líbero Luxardo, além da reexibição e rediscussão das melhores sessões do Cineclube Aliança Francesa, Cine CCBEU, Sessão Maldita e Inovacine, será exibido, discutido e aplaudido (em película) o que foi considerado, unânime, pela APJCC, como o filme do ano de 2009: Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino.


Já são 2 anos, centenas de filmes e muita falação. 2009 foi um ano rico de ações e discussões cineclubistas para Belém. Também rico de incompreensões e decepções. 2010 se anuncia... tudo de novo, diferente.


Mateus Moura


(APJCC 2009)


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Programação


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10/12 (quinta) - "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino

(excepcionalmente às 15h00)

Era uma vez em uma frança ocupada pelos nazistas a jovem shoshanna, ultima sobrevivente de uma familia judia, procura vingança. Enquanto isso o tenente Aldo"the apache" Raine comanda os bastardos: 8soldados-judeus-americanos, dispostos a fazer apenas... Matar nazistas!

Max Andreone


(APJCC - 2009)


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11/12 (sexta) - "Cidadão Kane", de Orson Welles

Cidadão Kane, para os cinéfilos franceses – entre eles: François Truffaut – representou, enquanto experiência de descoberta coletiva, a volta às salas de cinema, na Europa finalmente liberada do nazifascismo.


Foi a libertação do cativeiro da censura, o sopro de genialidade que despertou os olhos empoeirados de mesmice e os ouvidos fatigados de zumbidos de guerra. O sopro genial na verdade era um vendaval, que vinha além-mar, na voz e na imagem de um herói diferente.


Mais célebre que a crítica desfavorável do filósofo das palavras Jean-Paul Sartre foi a resposta do filósofo das imagens André Bazin ao – segundo ele – estrabismo cinematográfico do conterrâneo. A defesa do crítico francês elevou Orson Welles a um patamar até então inesperado, e a crítica, historicamente, foi uma das mais importantes do cinema.


Segundo o próprio François Truffaut o cinema moderno nasce e morre em Cidadão Kane. Por que essa empolgação desses ativos pensadores de cinema com o primeiro filme desse jovem e impetuoso cineasta? Afinal, é Cidadão Kane o maior filme de todos os tempos mesmo? O mais revolucionário? Por quê? Só vendo, revendo, ouvindo, sentindo, analisando e refletindo para saber.


Mateus Moura


(APJCC - 2009)


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12/12 (sábado) - "Embriagado de Amor", de Paul Thomas Anderson

Barry Egan leva uma vida retraída: trabalha, vive só, tem sete irmãs. Um acidente de carro, um piano e a mulher de vermelho invadem seu casulo. Como um inseto que segue uma luz hipnotizante, somos levados por Barry a descobrir as possibilidades que existem além de tudo que conhecemos e precisamos. Uma das mais belas histórias de amor pelo cinema.


Max Andreone


(APJCC - 2009)


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13/12 (domingo) - "Bunny Lake Desapareceu", de Otto Preminger

Otto Preminger é austríaco e se tornou um dos grandes diretores na poderosa Hollywood. Tinha fama de ser um homem descontrolado no set, chegando a humilhar os atores e esbofetear as atrizes com quem trabalhou. “Laura” e “Anatomia de Um Crime” são seus trabalhos mais citados pela crítica. “Laura” abriu ao diretor um grande caminho nos Estados Unidos, foi sucesso de crítica e público e lhe deu carta branca para que ele criasse uma das grandes e sublimes filmografia da Hollywood clássica. Deixou obras em todos os gêneros cinematográficos. Tinha apreço pelos temas que sublinhavam os desvios morais e conflitos comportamentais. A obra “Bunny Lake Desapareceu”, de 1965, foi apedrejada pela crítica na época de seu lançamento e colocada no forno. O filme narra a história de uma mãe desesperada, em busca de sua filha desaparecida. O filme para muitos é o patinho feio dentro da vasta filmografia do diretor.


“Bunny Lake Desapareceu” é exuberante em toda sua operação. A câmera elegante de Preminger encontra o sentido cinematográfico e domina os espaços. Cada plano na obra mobiliza certa urgência imagética, nos primeiros segundos podemos sentir o cheiro de cada peça da casa, os objetos na parede, a cama, o lençol. A trama psicológica é invadida por uma vitrine sombria, liberada por uma mise-en-scène latente e perturbadora. Sequências belíssimas compõem o jogo de Otto Preminger: a cena da loja das bonecas, o desfecho delirante e pesado. É em cada travelling, em cada plano, e em cada passo emocional dado pelos personagens, que iremos encontrar a força de “Bunny Lake Desapareceu”, elegantemente traçada por um dos grandes filhos de Hollywood.


Aerton Martins


(APJCC - 2009)


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Serviço:

de 10 a 13 de dezembro (quinta a domingo)

às 16h00 (dia 10 excepcionalmente às 15h00)

no Cine Líbero Luxardo: Fundação Tancredo Neves - Centur

Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)

Entrada Franca

Realização: Cine Líbero Luxardo e APJCC

Apoio: CCBEU

1.12.09

Belém recebe o Festival Varilux de Cinema Francês

14 cidades recebem o Festival Varilux de Cinema Francês em dezembro

Programação inclui quatro filmes inéditos e três reapresentações que marcaram o cinema francês nos últimos anos

Para fechar o Ano da França no Brasil em grande estilo, as telonas brasileiras recebem, de 4 a 11 de dezembro, a oitava edição do Festival Varilux de Cinema Francês. O evento recebe o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, assim como do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo à Cultura. Pelo sexto ano consecutivo, a Essilor-Varilux é o principal patrocinador do maior Festival de Cinema Francês do Brasil. Nesta edição e pela primeira vez, toda exibição será em formato digital, simultaneamente nas salas de 14 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Natal, Goiânia, Belém e Campinas. Consulte a programação no site www.festivalvarilux.com.

A Media Mundi, produtora do evento, e a distribuidora MovieMobz selecionaram quatro filmes inéditos e três sucessos recentes do cinema francês das distribuidoras Imovision, Imagem Dreamland e Filmes do Estação. Entre os que ainda não estrearam no Brasil estão os dramas “Um segredo em família” (Un secret), de Claude Miller, com Cécile de France, Ludivine Sagnier e Patrick Bruel, e “Mais tarde você vai entender...” (Plus tard tu comprendras), do consagrado Amos Gitai, estrelado pela diva Jeanne Moreau.

Com o objetivo de desmistificar a ideia de que o cinema francês é, por definição, reservado a uma pequena elite, duas comédias populares completam a lista de inéditos. “Mais que o Máximo” (Coco), de Gad Elmaleh, foi um grande sucesso de bilheteria na França em 2009, e “A Riviera não é aqui” (Bienvenue chez les Ch´tis), de Dany Boon, o maior público de todos os tempos para um filme nacional na França, com 20,4 milhões de espectadores.

A seleção conta ainda com a exibição de três filmes que representam o melhor do cinema francês nos últimos anos: “Crimes de autor” (Roman de Gare), de Claude Lelouch, “Uma garota dividida em dois” (La fille coupée en deux), de Claude Chabrol, e “Entre os muros da escola” (Entre les murs), de Laurent Cantet, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes no passado.

Com o apoio da Embaixada da França, da Unifrance e da Aliança Francesa, o Festival Varilux está sendo divulgado nas 14 cidades escolhidas. A marca Gefco, entra este ano como apoio desta prestigiosa manifestação cultural. TV5Monde, primeiro canal de televisão francês no mundo participa como co-patrocinador pelo sétimo ano consecutivo.

Programação:

Dia 04/12

Mais que o máximo (Coco)
De Gad Elmaleh

França, 2009, 95 min

Distribuidora: Imovision

Aos 40 anos de idade, Coco é um exemplo de sucesso. Há 15 anos, imigrou para a França sem um centavo e agora, graças à invenção de uma água vibrante, tornou-se um rico empresário. Mas sua grande recompensa ainda está por vir: o Bar Mitzvah de seu filho Samuel. Por isso, ele concentra todas as suas energias na organização do que considera o evento nacional do ano. Coco, no entanto, fica tão obsessivo em impressionar todo mundo que se aproxima da loucura. Sem perceber, ele faz sua mulher, sua mãe e mesmo seu querido filho gradualmente se distanciarem.

Dia 05/12

Um segredo em família (Un Secret)
De Claude Miller

França, 2007, 106 min

Distribuidora: Estação

Pouco depois da Segunda Guerra, ao completar 15 anos, o solitário François vai descobrir um obscuro segredo e enfrentar verdades que encobrem as aparências de sua rede familiar. Ele inventa um irmão e imagina o passado de seus pais numa viagem atribulada, que tem como pano de fundo o nazismo e a deportação dos judeus. E, como conflitos, os sentimentos naturais da existência – o desejo, a paixão, o amor e a capacidade de recuperação.

Dia 06/12

A Riviera não é aqui (Bienvenue chez les Ch´tis)
De Dany Boon

França, 2008, 106 min

Distribuidora: Imagem

Philippe Abrams é diretor de uma agência dos correios em Salon-de-Provence no sul da França. Ele é casado com Julie, cuja natureza depressiva torna a vida dele impossível. Para agradá-la, Philippe monta uma fraude para obter uma transferência para a Côte d´Azur (a Riviera Francesa), mas é desmascarado e acaba sendo transferido para Bergues, uma pequena cidade no norte do país. Para os Abrams, sulistas cheios de preconceitos, o Norte é um horror, uma região gelada e povoada por pessoas que falam um dialeto incompreensível, o “cheutimi”. Sem opção, Philippe embarca sozinho e descobre que Bergues não é tão ruim assim.

Dia 07/12

Entre os muros da escola (Entre les murs)
De Laurent Cantet

França, 2007, 128 min

Distribuidora: Imovision

François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estivesse em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo em oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os alunos ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos. Palma de Ouro em 2008. Indicado ao Oscar.

Dia 08/12

Uma garota dividida em dois (La fille coupée en deux)
De Claude Chabrol

França / Alemanha, 2007, 115 min

Distribuidora: Imovision

Gabrielle trabalha no canal de televisão a cabo local. Um dia ela conhece o grande escritor Charles Saint-Denis (François Berléand), durante o evento de promoção do novo livro dele. Homem bem-apessoado e reconhecido, ele não encontra dificuldades em seduzir a jovem, apesar de ser casado e trinta anos mais velho. Aos poucos, no entanto, percebe que se apaixonou profundamente e que terá que disputar seu amor com Paul (Benoît Magimel), um jovem milionário e desequilibrado.

Dia 09/12

Crimes de autor (Roman de gare)
De Claude Lelouch

França, 2007, 103 min

Distribuidora: Dreamland

Judith Ralitzer é uma escritora popular, que está em busca de personagens para seu próximo livro. Paralelamente, um serial killer fugiu de um presídio de segurança máxima e Huguette, a cabeleireira de um luxuoso salão de Paris, decide mudar de vida. Os destinos deles se encontrarão, mudando a vida de todos.

Dia 10/12

Mais tarde, você vai entender... (Plus tard tu comprendras) De Amos Gitai

França /Alemanha / Israel, 2008, 90 min

Distribuidora: Estação

Rivka, senhora judia que vive rodeada de objetos do passado, prepara o jantar para seu filho Victor, enquanto acompanha na televisão o julgamento de Klaus Barbie. O ano é 1987, e o ex-líder da Gestapo, conhecido como o “açougueiro de Lyon”, finalmente enfrenta a justiça por seus crimes no Holocausto. Em seu escritório, Victor trabalha organizando os documentos e cartas que contam a história de sua família e também assiste ao julgamento. É quando Rivka reconhece na TV a voz de uma das testemunhas, a voz de um sobrevivente, que despertará emoções profundas entre mãe e filho.


Sobre a Essilor
No ano da França no Brasil, a multinacional francesa Essilor, fabricante exclusiva das lentes Varilux e anti-reflexo Crizal tem um motivo a mais para comemorar: 2009 é o ano em que a empresa comemora os 50 anos da criação das lentes multifocais Varilux, a primeira no mundo, inventada pelo francês Bernard Maitenaz, em 1959.
Para comemorar, a empresa patrocina a apresentação da oitava edição do Festival Varilux de Cinema Francês novamente. Durante o ano, a Essilor marcou presença ainda em outros eventos culturais, tais como: os patrocínios do carnaval 2009 da Acadêmicos do Grande Rio, que abordou a relação França-Brasil e do Panorama do Cinema Francês.

Sobre Media Mundi
Desde 2003, a Media Mundi atua como captadora de recursos para vários eventos culturais, geralmente ligados à França, tais como a turnê do cantor Charles Aznavour no Brasil, a peça de teatro Mademoiselle Chanel com a Marília Pêra e, mais recentemente, para o show Bibi canta e conta Piaf e a exposição dos Ícones do Design França-Brasil.
Há quatro anos a empresa se posiciona também como produtora de eventos como o Circuito Imperial, rally de carros antigos em Teresópolis, a 4ª Regata Richards Veleiros Clássicos em Búzios e agora o 8° Festival Varilux de Cinema Francês.

Sobre a MovieMobz
A MovieMobz é a primeira distribuidora do mercado mundial a operar exclusivamente por meio do lançamento de filmes e conteúdo alternativo no formato digital, tecnologia hoje disponível em mais de 205 salas de cinema e 27 cidades no país, através do Sistema da Rain Digital Cinema. No site www.moviemobz.com, uma rede social que agrega conteúdo digital para fãs de cinema, o usuário pode programar sessões dos filmes a que deseja assistir, mobilizar os amigos para marcá-los nas salas de sua preferência e conhecer pessoas com os mesmos interesses.

SERVIÇO:
Data: de 4 a 11 de novembro
Local: Moviecom arte (Shopping Castanheira) – BR 316
Horário: 22:00
* Os ingressos serão vendidas durante o festival no próprio guichê do Moviecom, com o preço tabelado corrente.


 



Site: http://www.festivalvarilux.com/