19.12.09

"Iracema, uma transa amazônica" na tela do INOVACINE

Inovacine apresenta:

Iracema, uma transa amazônica




O Brasil é o país dos dilaceramentos. A realidade geopolítica é tão ancorada em disparidades que por vezes o brasileiro se surpreende com um país alienígena, que também é seu. Em 1974, uma equipe de filmagem resolveu mergulhar no desafio de construir uma narrativa tomando esta premissa como base, cujo resultado - o filme "Iracema, uma transa amazônica" - é talvez o trabalho mais inovador sobre os limites entre documentário e ficção já feito.

Paulo César Pereio e Edna de Cássia representam o abismo entre o "Brasil Grande" propagandeado pelo regime e a precariedade do povo que sobrevive à margem da ilusão de progresso. Orlando Senna desenvolve tal roteiro não numa escrita de ferro mas, sobretudo, no suor dos personagens.

Nesta perspectiva destaca-se, entretanto, o cine-olho de Jorge Bodanzky que ao resignificar a "realidade tomada de improviso" vertoviana dá novo sentido ao método da entrevista e das relações entre a equipe de filmagem e o universo registrado/representado.

Reexibir "Iracema" em Belém é oportunidade, não só para celebrar os 35 anos desta obra-prima, como também para reavaliarmos enquanto amazônidas o dilaceramento que abandona no meio da estrada, prostituído e banguela, este Brasil alienígena que sempre foi o nosso.

Miguel Haoni  (APJCC - 2009)




SERVIÇO:

Local: Loja Ná Figueiredo (Av. Gentil Bittencourt, 449)

Data: 21/12/09 (segunda-feira)

Hora: 18:30

Entrada franca.

REALIZAÇÃO: FAPESPA

PARCERIA: APJCC

APOIO: LOJAS NÁ FIGUEIREDO

Nenhum comentário: