1.12.09

Belém recebe o Festival Varilux de Cinema Francês

14 cidades recebem o Festival Varilux de Cinema Francês em dezembro

Programação inclui quatro filmes inéditos e três reapresentações que marcaram o cinema francês nos últimos anos

Para fechar o Ano da França no Brasil em grande estilo, as telonas brasileiras recebem, de 4 a 11 de dezembro, a oitava edição do Festival Varilux de Cinema Francês. O evento recebe o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, assim como do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo à Cultura. Pelo sexto ano consecutivo, a Essilor-Varilux é o principal patrocinador do maior Festival de Cinema Francês do Brasil. Nesta edição e pela primeira vez, toda exibição será em formato digital, simultaneamente nas salas de 14 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Natal, Goiânia, Belém e Campinas. Consulte a programação no site www.festivalvarilux.com.

A Media Mundi, produtora do evento, e a distribuidora MovieMobz selecionaram quatro filmes inéditos e três sucessos recentes do cinema francês das distribuidoras Imovision, Imagem Dreamland e Filmes do Estação. Entre os que ainda não estrearam no Brasil estão os dramas “Um segredo em família” (Un secret), de Claude Miller, com Cécile de France, Ludivine Sagnier e Patrick Bruel, e “Mais tarde você vai entender...” (Plus tard tu comprendras), do consagrado Amos Gitai, estrelado pela diva Jeanne Moreau.

Com o objetivo de desmistificar a ideia de que o cinema francês é, por definição, reservado a uma pequena elite, duas comédias populares completam a lista de inéditos. “Mais que o Máximo” (Coco), de Gad Elmaleh, foi um grande sucesso de bilheteria na França em 2009, e “A Riviera não é aqui” (Bienvenue chez les Ch´tis), de Dany Boon, o maior público de todos os tempos para um filme nacional na França, com 20,4 milhões de espectadores.

A seleção conta ainda com a exibição de três filmes que representam o melhor do cinema francês nos últimos anos: “Crimes de autor” (Roman de Gare), de Claude Lelouch, “Uma garota dividida em dois” (La fille coupée en deux), de Claude Chabrol, e “Entre os muros da escola” (Entre les murs), de Laurent Cantet, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes no passado.

Com o apoio da Embaixada da França, da Unifrance e da Aliança Francesa, o Festival Varilux está sendo divulgado nas 14 cidades escolhidas. A marca Gefco, entra este ano como apoio desta prestigiosa manifestação cultural. TV5Monde, primeiro canal de televisão francês no mundo participa como co-patrocinador pelo sétimo ano consecutivo.

Programação:

Dia 04/12

Mais que o máximo (Coco)
De Gad Elmaleh

França, 2009, 95 min

Distribuidora: Imovision

Aos 40 anos de idade, Coco é um exemplo de sucesso. Há 15 anos, imigrou para a França sem um centavo e agora, graças à invenção de uma água vibrante, tornou-se um rico empresário. Mas sua grande recompensa ainda está por vir: o Bar Mitzvah de seu filho Samuel. Por isso, ele concentra todas as suas energias na organização do que considera o evento nacional do ano. Coco, no entanto, fica tão obsessivo em impressionar todo mundo que se aproxima da loucura. Sem perceber, ele faz sua mulher, sua mãe e mesmo seu querido filho gradualmente se distanciarem.

Dia 05/12

Um segredo em família (Un Secret)
De Claude Miller

França, 2007, 106 min

Distribuidora: Estação

Pouco depois da Segunda Guerra, ao completar 15 anos, o solitário François vai descobrir um obscuro segredo e enfrentar verdades que encobrem as aparências de sua rede familiar. Ele inventa um irmão e imagina o passado de seus pais numa viagem atribulada, que tem como pano de fundo o nazismo e a deportação dos judeus. E, como conflitos, os sentimentos naturais da existência – o desejo, a paixão, o amor e a capacidade de recuperação.

Dia 06/12

A Riviera não é aqui (Bienvenue chez les Ch´tis)
De Dany Boon

França, 2008, 106 min

Distribuidora: Imagem

Philippe Abrams é diretor de uma agência dos correios em Salon-de-Provence no sul da França. Ele é casado com Julie, cuja natureza depressiva torna a vida dele impossível. Para agradá-la, Philippe monta uma fraude para obter uma transferência para a Côte d´Azur (a Riviera Francesa), mas é desmascarado e acaba sendo transferido para Bergues, uma pequena cidade no norte do país. Para os Abrams, sulistas cheios de preconceitos, o Norte é um horror, uma região gelada e povoada por pessoas que falam um dialeto incompreensível, o “cheutimi”. Sem opção, Philippe embarca sozinho e descobre que Bergues não é tão ruim assim.

Dia 07/12

Entre os muros da escola (Entre les murs)
De Laurent Cantet

França, 2007, 128 min

Distribuidora: Imovision

François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estivesse em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo em oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os alunos ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos. Palma de Ouro em 2008. Indicado ao Oscar.

Dia 08/12

Uma garota dividida em dois (La fille coupée en deux)
De Claude Chabrol

França / Alemanha, 2007, 115 min

Distribuidora: Imovision

Gabrielle trabalha no canal de televisão a cabo local. Um dia ela conhece o grande escritor Charles Saint-Denis (François Berléand), durante o evento de promoção do novo livro dele. Homem bem-apessoado e reconhecido, ele não encontra dificuldades em seduzir a jovem, apesar de ser casado e trinta anos mais velho. Aos poucos, no entanto, percebe que se apaixonou profundamente e que terá que disputar seu amor com Paul (Benoît Magimel), um jovem milionário e desequilibrado.

Dia 09/12

Crimes de autor (Roman de gare)
De Claude Lelouch

França, 2007, 103 min

Distribuidora: Dreamland

Judith Ralitzer é uma escritora popular, que está em busca de personagens para seu próximo livro. Paralelamente, um serial killer fugiu de um presídio de segurança máxima e Huguette, a cabeleireira de um luxuoso salão de Paris, decide mudar de vida. Os destinos deles se encontrarão, mudando a vida de todos.

Dia 10/12

Mais tarde, você vai entender... (Plus tard tu comprendras) De Amos Gitai

França /Alemanha / Israel, 2008, 90 min

Distribuidora: Estação

Rivka, senhora judia que vive rodeada de objetos do passado, prepara o jantar para seu filho Victor, enquanto acompanha na televisão o julgamento de Klaus Barbie. O ano é 1987, e o ex-líder da Gestapo, conhecido como o “açougueiro de Lyon”, finalmente enfrenta a justiça por seus crimes no Holocausto. Em seu escritório, Victor trabalha organizando os documentos e cartas que contam a história de sua família e também assiste ao julgamento. É quando Rivka reconhece na TV a voz de uma das testemunhas, a voz de um sobrevivente, que despertará emoções profundas entre mãe e filho.


Sobre a Essilor
No ano da França no Brasil, a multinacional francesa Essilor, fabricante exclusiva das lentes Varilux e anti-reflexo Crizal tem um motivo a mais para comemorar: 2009 é o ano em que a empresa comemora os 50 anos da criação das lentes multifocais Varilux, a primeira no mundo, inventada pelo francês Bernard Maitenaz, em 1959.
Para comemorar, a empresa patrocina a apresentação da oitava edição do Festival Varilux de Cinema Francês novamente. Durante o ano, a Essilor marcou presença ainda em outros eventos culturais, tais como: os patrocínios do carnaval 2009 da Acadêmicos do Grande Rio, que abordou a relação França-Brasil e do Panorama do Cinema Francês.

Sobre Media Mundi
Desde 2003, a Media Mundi atua como captadora de recursos para vários eventos culturais, geralmente ligados à França, tais como a turnê do cantor Charles Aznavour no Brasil, a peça de teatro Mademoiselle Chanel com a Marília Pêra e, mais recentemente, para o show Bibi canta e conta Piaf e a exposição dos Ícones do Design França-Brasil.
Há quatro anos a empresa se posiciona também como produtora de eventos como o Circuito Imperial, rally de carros antigos em Teresópolis, a 4ª Regata Richards Veleiros Clássicos em Búzios e agora o 8° Festival Varilux de Cinema Francês.

Sobre a MovieMobz
A MovieMobz é a primeira distribuidora do mercado mundial a operar exclusivamente por meio do lançamento de filmes e conteúdo alternativo no formato digital, tecnologia hoje disponível em mais de 205 salas de cinema e 27 cidades no país, através do Sistema da Rain Digital Cinema. No site www.moviemobz.com, uma rede social que agrega conteúdo digital para fãs de cinema, o usuário pode programar sessões dos filmes a que deseja assistir, mobilizar os amigos para marcá-los nas salas de sua preferência e conhecer pessoas com os mesmos interesses.

SERVIÇO:
Data: de 4 a 11 de novembro
Local: Moviecom arte (Shopping Castanheira) – BR 316
Horário: 22:00
* Os ingressos serão vendidas durante o festival no próprio guichê do Moviecom, com o preço tabelado corrente.


 



Site: http://www.festivalvarilux.com/

Nenhum comentário: