13.8.09

Obra-prima do mestre Alfred Hitchcock no Cineclube Aliança Francesa

Cineclube Aliança Francesa:


Janela indiscreta (Rear window). Alfred Hitchcock. 1954. Technicolor. 112’.




Como bem diz François Truffaut acerca de Janela indiscreta, este empreendimento hitchcockiano (acolhido pelo próprio crítico francês como o seu favorito) é simplesmente inenarrável em sua complexidade. Pois, de filme de entretenimento, aventura, suspense, mistério policial e obra sobre a relação amorosa e suas implicações matrimoniais, o filme ainda comporta o epíteto de tratado moral e filme ontológico.
Esse é Alfred Hitchcock. Que, graças a François Truffaut, hoje é considerado o maior cineasta de todos os tempos pela grande maioria.
Janela indiscreta, realizado no ápice de seu amadurecimento artístico, é, sem dúvida, testamento fílmico do seu inigualável estilo. Mais que isso: testamento do cinema enquanto linguagem autônoma, do cinema em estado puro. Truffaut tem em Hitchcock, assim como em Renoir e Bazin, a figura de um grande homem que lhe ensinou os maiores ensinamentos. Aprendamos também, é o grande mestre do suspense que vai falar audiovisualmente. Vivendo (o cinema) que se aprende.

Mateus Moura.


Convidado especial: Aerton Martins (Fellinianos/APJCC/ Programador da Sessão Maldita/ Crítico blogueiro)



SERVIÇO:
Local: Aliança Francesa (Tv. Rui Barbosa, 1851, entre Mudurucus e Conselheiro Furtado)
Data: 19/08/09 (quarta-feira)
Horário: 19:00
Legendas em português
Entrada Franca


AÇÃO: APJCC (ASSOCIAÇÃO PARAENSE DE JOVENS CRÍTICOS DE CINEMA)
BLOG: http://apjcc.blog.terra.com.br/
COMUNIDADE:  http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=37014176

Um comentário:

Diana Nobre disse...

Olá,
Att.Mateus Moura

Gostaria de convidar o grupo apjcc para participarem de nosso evento "Reflexoes em Cena", dia 30/09-08:00 às 18:00, que será promovido na UFPA-Auditório Setorial Básico I. O conteúdo das palestra fica para livre escolha de vcs. Tal evento faz parte de uma realização do grupo de estudos "RUPTURAS" e objetiva arrecadar dinheiro p/ formatura. Esperamos que vcs aceitem.
OBS: aguardamos retorno até sexta(04/09), visto que já fecharemos a programação p/ imprimir o material promocional.

guardamos retorno!
Obrigada.

Diana Nobre