4.6.08

Cine Uepa homenageia o amor no mês de Junho

CINE UEPA APRESENTA:


 



Das coisas que existem no mundo, o amor talvez seja a mais universal e particular ao mesmo tempo. Os motivos para essa dualidade são óbvios: apesar de todos amarem alguém em certa altura da vida, a experiência é diferente para cada pessoa. O mesmo ocorre com o cinema. Arte universal que sempre parte do particular, relação de amor, dentre outros sentimentos, do autor com sua obra. E como não poderia deixar de ser, a arte cinematográfica sempre dispensou grande atenção às relações amorosas dos tipos mais diversos. Neste ciclo veremos o amor a partir de 4 obras de grandes poetas: da jovialidade e magia de Antes do Amanhecer ao gosto agridoce de Antes do Pôr-do-Sol, da comédia e sensibilidade de Luzes da Cidade ao cotidiano quase cruel de Viagem à Itália. O amor, recorrendo a um clichê, é de definição impossível, por isso mesmo nos é tão fascinante, assim como os filmes cuidadosamente escolhidos para esse mês de junho. Como de costume o mais interessante é aquilo que não conseguimos explicar.

Felipe Cruz.


 


O primeiro filme é na próxima sexta (06/06) às 18:30 no auditório da reitoria no CCSE da UEPa.


 


Antes do amanhecer (Before Sunrise). Richard Linklater. 1995.





Existem pequenas revoluções. Pequenas decisões. Sutilezas tão mínimas que são quase só imaginação. Isso tudo existe e se faz invisivelmente perceptível em Antes do Amanhecer. Um trem, um americano e uma francesa, uma cidade, uma noite, um encontro. O encontro. E, de repente, nada mais é (ou será) a mesma coisa. É bonito, é irreversível, é assustador. E acontece. Richard Linklater acha o extraordinário no comum e mostra a magia da juventude e de todas as coisas quando ainda é cedo e o tempo é cúmplice.
Ao fim nos percebemos cativados pelo que já foi tão banalizado: amor bruto e inesperado.

Felipe Cruz.


 


E mais:


13/06/08 - Antes do Pôr-do-Sol de Richard Linklater
20/06/08 - Luzes da Cidade de Charles Chaplin
27/06/08 - Viagem à Itália de Roberto Rossellini



Toda a sexta, às 18:30, no audtório do CCSE/UEPA.

4 comentários:

Miguel Haoni disse...

CARALHO!

(lagrimei com essa sinopse de Antes do Amanhecer)

Mateus disse...

Nem me fale... lindo lindo lindo!

aliás, vcs tão no auge, pra mim eh a obra-prima de cada um.. antes do amanhecer do Felipe e Morangos silvestres do Miguel.. auihaaaiua.. renderam bons frutos a experimentação nesse gênero literário.

Breno disse...

"Viagem à Itália" é o meu preferido do Rossellini. Só faltou incluirem "Aurora", de Murnau, com a belíssima elipse do casal atravessando a rua e nada os atinge.

Suzane Oliveira disse...

d+...